Uma das formas de se obter ganhos no mercado financeiro é através dos dividendos. As empresas que distribuem dividendos destacam-se entre os investidores que buscam obter uma renda extra.
Entenda tudo o que você precisa saber sobre as formas de ganhar dividendos no mercado financeiro.
O que são dividendos?
Dividendos são parcelas do lucro das empresas ou fundos imobiliários, distribuídos aos acionistas ou cotistas como uma forma de remuneração.
Na bolsa de valores, todas as empresas têm, necessariamente, que dividir no mínimo 25% dos seus lucros com os detentores de seus papéis. Apesar disso, muitas delas distribuem porcentagens bem superiores a isso ou até geram resultados de outras formas, seja por investimentos na sua própria estrutura ou através da recompra de ações.
As companhias que normalmente fazem grandes distribuições de rendimentos são geralmente ligadas a setores ditos mais conservadores, como energia, saneamento e bancos. Isso acontece, visto que são considerados setores mais consolidados e estáveis ao longo dos anos.
Já nos fundos imobiliários a história é diferente. Por lei, os FIIs são obrigados a distribuir, semestralmente, no mínimo, 95% dos lucros auferidos, apurados segundo o regime de caixa.
Como ocorre o pagamento de dividendos?
O mais interessante dos dividendos é que o investidor, quando possui ações ou cotas de fundos imobiliários que pagarão dividendos, não precisa fazer nada para recebê-los. Os dividendos pagos pelas companhias e FIIs listados em bolsa caem na conta da corretora ao qual o investidor possui suas ações ou cotas.
Todos os fundos imobiliários pagam dividendos?
Sim! Todos os Fundos Imobiliários também devem distribuir um certo valor em dividendos aos seus investidores.
Na verdade, quando se trata dos FIIs, a legislação estipula que ao menos 95% do resultado financeiro seja distribuído a cada trimestre. Então, tenha em mente que os dividendos de FIIs não são fixos e dependem de seu desempenho.
Ressaltamos, também, que essa obrigatoriedade vale para todos os tipos de Fundos Imobiliários:
- FIIs de Tijolo (aqueles que investem em imóveis físicos visando o lucro através de aluguéis);
- FIIs de Papel (investem em títulos do mercado imobiliário, como as Letras de Crédito Imobiliário e outros);
- E até os FIIs híbridos (estes mesclam os investimentos em imóveis físicos e em títulos imobiliários).
Quando ocorre o pagamento de dividendos?
Na prática, a distribuição de dividendos depende da empresa. Geralmente, as empresas que pagam dividendos recorrentes anunciam o pagamento de dividendos após a liberação dos seus resultados, que ocorre trimestralmente.
Apesar disso, existem aquelas empresas que pagam dividendos apenas de forma semestral ou anual. Para conferir a frequência de pagamento de dividendos, o investidor deve acessar a área de Relações com Investidores (RI) das empresas pesquisadas.
frequencia de pagamento de dividendos
Nos fundos imobiliários, o pagamento de dividendos normalmente ocorre de maneira mensal. Isso acontece, pois, os alugueis dos imóveis pertencentes ao fundo são geralmente recolhidos mensalmente.
Mesmo assim, há aqueles que distribuem dividendos de maneira trimestral e até semestral. Lembrando que, a obrigatoriedade para os fundos imobiliários se refere ao pagamento de 95% de seu lucro caixa semestralmente.
Nos FIIs, é possível saber sobre o pagamento dos dividendos através dos relatórios gerenciais emitidos pelos fundos, que, em geral, são divulgados mensalmente na área de Relações com Investidores das gestoras dos fundos imobiliários ou nos portais da B3.
Quais são os tipos de proventos pagos pelas empresas?
Além dos próprios dividendos, existem diversas formas pelas quais as empresas remuneram seus acionistas. Assim, é possível dividi-las da seguinte forma:
- Bonificação
- Dividendos especiais
- Juros sobre o Capital Próprio (JCP)
Bonificação
Uma das formas de remunerar os acionistas é através da distribuição de ações, as chamadas bonificações. Neste tipo de operação, os detentores de papéis das empresas que realizarão a bonificação recebem uma quantidade de títulos proporcional à participação detida na empresa.
Assim, caso a empresa resolva bonificar seus investidores com, por exemplo, 1000 ações, um investidor que detém 10% de participação nessa empresa irá receber 100 papéis da companhia. No caso das bonificações, os investidores recebem as novas ações diretamente nas corretoras as quais detém seus títulos, ou seja, não é necessário fazer nada para recebê-las.
Dividendos especiais
Os dividendos especiais são um pagamento extra que as empresas fazem aos seus acionistas. Isso acontece por diversos motivos, como ganhos inesperados ou um súbito aumento de caixa da organização.
Juros sobre o Capital Próprio (JCP)
Os Juros sobre o Capital Próprio, mais comumente conhecidos como JCP, são muito similares, aos olhos do investidor, aos dividendos pagos pelas empresas. A única diferença se dá na contabilidade da empresa.
Diferentemente dos dividendos, que não recebem a incidência do Imposto de Renda (IR), os JCP tem taxação na fonte de IR correspondente a 15%. Portanto, quando do preenchimento da DARF para o imposto de renda o investidor deve se atentar na diferenciação entre às duas formas de proventos a serem declarados.
Como saber se um FII paga bons dividendos?
É natural que essa dúvida venha. No entanto, por serem fundos de renda variável, os FIIs são um tanto quanto imprevisíveis. Por isso, não é possível prever o valor exato dos dividendos de um fundo.
Por sofrerem suas variações conforme a oscilação do mercado, os FIIs não nos dão a possibilidade de prever os lucros futuros com exatidão, como acontece nos investimentos de renda fixa. Da mesma forma, os preços das cotas também sofrem alterações constantemente.
Portanto, a melhor forma de analisar a constância e estabilidade de um FII nesse quesito é checar seu histórico de recebimento de dividendos e, assim, descobrir quais FIIs que mais pagam dividendos num certo período.
Ao fazer isso confira os valores dos últimos meses e anos. Assim, por mais superficial que seja, é possível ter uma ideia de como funciona a dinâmica do FII – e, claro, imaginar como serão os próximos meses ou anos.
Faça isso com todos os Fundos nos quais você tem interesse e, então, conseguirá ter uma noção muito melhor de qual deles apresenta o melhor desempenho.
É possível viver de dividendos?
São muitas as formas de remuneração feitas pelas empresas aos seus acionistas. A principal delas são os dividendos, os quais possuem a grande vantagem da isenção do Imposto de Renda.
Os fundos imobiliários com dividendos mensais podem ser também uma boa forma de se ter uma renda extra todo mês.
Muitas pessoas vivem de renda apenas com os dividendos recebidos. Quanto mais ações pagadoras de dividendos ou cotas de fundos imobiliários o investidor tiver mais irá receber de dividendos. Para isso, é necessária uma boa estratégia, portfólio de investimentos diversificado e claro, um certo capital aplicado.