Não é raro de se ver que os donos de imóveis preferem confiar a administração dos imóveis às imobiliárias ou mesmo aos corretores.

Isso se dá em razão da tranquilidade e da segurança que se espera. Pois, a administração de imóveis tem como importante papel intermediar a locação, gerindo todas as contas dessa relação locador/locatário formada.

Além disso, a administração de imóveis é uma ótima opção de mercado, devido às possibilidades e vantagens que ela oferece tanto para quem deseja alugar, como para o dono do empreendimento. Afinal, administrar é basicamente fazer o intermédio imobiliário entre locador e locatário, atuando como responsável por cuidar de todas as situações envolvidas.

Deveres à cumprir em uma administração de imóveis

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Ao firmar o compromisso de trabalhar com administração de imóveis, o indivíduo precisa saber que vai lidar com os mais variados tipos de situações, intermediando questões burocráticas como:

  • Vistorias
  • Cobrança de taxas
  • Controle de pagamento de seguros obrigatórios, tributos comuns como o IPTU e as parcelas de condomínio.

É também da função do administrador, garantir que o proprietário entregue a unidade com estrutura preservada e em boas condições para o aluguel.

Além disso, o administrador ficará à disposição para captação de inquilinos e seleção dos mesmos para apresentar o perfil ao locador da propriedade.

Um fato importante também a destacar é que o contrato deve ser elaborado dentro dos termos conversados com as partes e assinado pelo locatário após o fechamento do negócio.

E isso está na responsabilidade do administrador, onde ele deve certificar que ambos cumpram o combinado, como entrega do imóvel sem problemas pelo locador e preservação do mesmo pelo locatário.

5 cuidados para ser um bom administrador de imóveis

  • Formalize as negociações e expectativas
  • Mantenha os documentos atualizados e agrupados
  • Conheça prazos e obrigações
  • Seja um administrador imobiliário sem informalidades
  • Use um software de gestão de imóveis

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Formalize as negociações e expectativas

Contratos de locação precisam ser bem específicos, contando com detalhes sobre o que o inquilino pode ou não fazer, quais são os prazos de pagamento e os de vigência, bem como diversas outras considerações.

Mantenha os documentos atualizados e agrupados

É muito importante manter a documentação organizada e devidamente atualizada.

Fazendo isso, as chances de obterem erros nos contratos são bem menores.

Conheça prazos e obrigações

Uma boa gestão de contratos inclui um conhecimento prévio sobre as principais características de cada caso.

Isso permite planejamento e evita que prazos sejam perdidos ou que algum contrato acabe em situação irregular.

Seja um gestor imobiliário sem informalidades

As imobiliárias, apesar de todas as exigências legais e padronização de processos, acabam lidando, algumas vezes, com transação de locação de imóveis de maneira informal.

Com isso, ignoram uma série de fatores importantes e obrigações judiciais.

Esse tipo de situação pode refletir no contrato, que acaba não trazendo detalhes sobre o que o inquilino pode ou não fazer.

Portanto, para evitar essas situações, faça tudo exatamente como a lei e o código de ética do mercado imobiliário pedem.

Isso irá garantir que os direitos de ambas as partes sejam seguidos e respeitados.

Use um software de gestão de imóveis

Já falamos que organizar os documentos e outras atividades de uma imobiliária pode trazer grandes benefícios ao negócio.

Entretanto, para facilitar ainda mais, existem aplicativos e programas que podem ajudar bastante nessa tarefa.

Alguns possibilitam, por exemplo, organizar documentos de forma categórica e também criar uma lista de atividades, contribuindo para a produtividade da imobiliária.

Portanto, em conclusão, é importante que todas as partes envolvidas se mantenham sempre informados e preparados para prevenir e enfrentar qualquer dificuldade quando o assunto for administração de imóveis ou qualquer outra negociação imobiliária.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

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