Conheça os principais índices de inflação do Brasil



Imagine se os produtos não tivessem um controle de seus preços. Não seria nada bom, não é mesmo? Pensando nisso, foram criados os índices de inflação, que funcionam como um termômetro para a economia.

Existem vários índices de inflação no Brasil. Porém, apesar de todos terem a finalidade de acompanhar a variação de preços, cada um deles tem um objetivo diferente.

No entanto, o objetivo principal de todos eles é verificar exatamente o comportamento geral dos preços, as tendências do mercado, as diferenças entre cada região do país e também de formular políticas econômicas. Essas medições têm como resultados diversos índices de inflação, que representam uma média de alta de preços em determinados setores.

No Brasil, não há um índice oficial para inflação de períodos passados.

A inflação é medida por meio de diversos índices, divulgados por várias instituições, tais como:

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)

Os principais índices de inflação no Brasil

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IPC (Índice de Preço ao Consumidor)

  • Instituto responsável: FGV - Fundação Getúlio Vargas
  • O que é medido: aumento de preços no varejo para famílias com renda mensal entre 1 e 33 salários mínimos
  • Características: os dados utilizados são referentes a sete capitais

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)

  • Instituto responsável: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • O que é medido: variação de preços no varejo para famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos
  • Características: utiliza dados de 11 capitais

INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)

  • Instituto responsável: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • O que é medido: variação de preços no varejo de itens consumidos por famílias com renda mensal entre 1 e 5 salários mínimos
  • Características: medido nas 11 principais regiões metropolitanas do Brasil

IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo)

  • Instituto responsável: FGV - Fundação Getúlio Vargas
  • O que é medido: variação de preços de produtos industriais e agrícolas dos atacadistas ao varejo
  • Características: calculado para três intervalos diferentes (M, DI e 10)

INCC (Índice Nacional de Preços da Construção Civil)

  • Instituto responsável: FGV - Fundação Getúlio Vargas
  • O que é medido: a variação de preços na construção civil como, por exemplo, mão de obra, materiais de construção e serviços
  • Características: usado no financiamento direto das construtoras

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IGP (Índice Geral de Preços) 

  • Instituto responsável: FGV - Fundação Getúlio Vargas
  • O que é medido: variação de preços através de uma média ponderada de três índices: INCC (10%), IPA (60%) e IPC (30%)
  • Características: muito usado em contratos de longo prazo como, por exemplo, reajuste de aluguéis

IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)

  • Instituto responsável: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP
  • O que é medido: habitação, alimentação, transportes, despesas pessoais, saúde, vestuário e educação
  • Características: dados referentes à cidade de São Paulo. Verifica o custo de vida das famílias com ganhos mensais de 1 a 20 salários mínimos

IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado)

  • Instituto responsável: FGV - Fundação Getúlio Vargas
  • O que é medido: formado por 60% do IPA, 30% do IPC e 10% do INCC. Mede as mudanças de preços de matérias-primas agrícolas e industriais no atacado e de bens e serviços finais no consumo
  • Características: pesquisado entre os dias 21 de um mês e 20 do mês seguinte. Calculado para três intervalos diferentes (M, DI e 10)

Definitivamente, os índices de inflação são muito importantes para o controle dos preços dos produtos. Além disso, o que seria do consumidor e da economia se não houvesse esse controle?

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Autor

Engenheiro por formação, com mais de 7 anos de experiência no mercado de investimentos, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado imobiliário brasileiro.




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