Você sabia que a letra imobiliária garantida é um investimento duplamente seguro para suas economias?
Isso mesmo, a letra imobiliária garantida tem uma dupla garantia e essa é a grande diferença e a novidade que esse título traz para você investidor.
A Letra Imobiliária Garantida (LIG), é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos para o mercado imobiliário. É uma aplicação com vencimento de longo prazo e possui proteção adicional para o investidor, pois além da garantia do banco emissor, também é garantida por uma carteira de créditos imobiliários.
O que são as Letras Imobiliárias Garantidas
Basicamente, a LIG é um valor mobiliário de renda fixa, com lastro no mercado imobiliário emitido pelos bancos.
É um produto que oferece benefícios para os bancos, o mercado imobiliário e para o investidor.
Para os bancos porque é mais um instrumento de captação de recursos. Para o mercado imobiliário porque vai ser mais uma opção de financiamento para o desenvolvimento do setor e por fim, para você investidor pessoa física porque a LIG é um título de baixo risco.
Criada por uma lei de janeiro de 2015, este título de renda fixa é emitido por instituições financeiras e se assemelha aos “covered bonds”.
Covered bonds são papéis de longo prazo negociados na Europa que são garantidos por um conjunto de ativos.
Portanto, de acordo com a Resolução n° 4.598 do Banco Central, as LIGs podem ser emitidas pelas seguintes instituições:
- Bancos múltiplos
- Bancos de investimento
- Bancos comerciais
- Sociedades de crédito
- Financiamento e investimento
- Companhias hipotecárias
- Caixas econômicas
- Associações de poupança e empréstimo
A rentabilidade deste título privado do mercado imobiliário será baseada na taxa de juros ou atrelada a indicadores como o IPCA.
Além disso, um fato importante para destacar é que as LIGs são isentas de imposto de renda para pessoa física.
Vantagens da letra imobiliária garantida
Talvez a maior vantagem desse tipo de aplicação esteja atrelado a sua segurança.
Esse investimento tem uma garantia dupla.
Por isso, mesmo se a instituição financeira que emitiu o título venha a “quebrar” ou a dar um calote em seus clientes, a LIG também é protegida pelos ativos imobiliários a que está atrelada.
Outra grande vantagem estabelecida pela regulação do Banco Central do Brasil é que os rendimentos estão isentos do recolhimento de imposto de renda.
No geral, o objetivo é incentivar os investimentos na área. Pois, embora pode não parecer, mas, os custos e impostos relacionados aos investimentos acabam corroendo uma boa parte dos rendimentos.
Desvantagens da letra imobiliária garantida
A primeira desvantagem da LIG é a sua falta de liquidez, pois, os títulos foram desenvolvidos para funcionar com vencimentos para o longo prazo.
Com isso, o investidor que precisar do dinheiro antes da hora pode ficar na mão ou ter de pagar caro por isso.
Assim, é sempre recomendável montar uma carteira de investimentos diversificada, com títulos de curto, médio e longo prazos.
Além disso, a LIG não possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é uma entidade financeira criada visando proteger os investidores.
Letra imobiliária garantida – Considerações
Definitivamente, podemos declarar que a LIG é bom para o desenvolvimento da economia do país e também para aqueles que buscam um título seguro com rendimentos mais atraentes.
Por fim, podemos concluir que a Letra Imobiliária Garantida surgiu para conjugar a necessidade de captação de recursos para o setor imobiliário com a necessidade de diversificação de títulos imobiliários para o investidor.