Para investir em fundos imobiliários de forma segura e rentável é necessário se ter postura e disciplina de comprar cotas de FIIs com a visão de se tornar sócio de um grande empreendimento imobiliário.

Para isso, o princípio básico deve ser conhecer, minimamente, o valor do que se está comprando.

Ontem, falamos por aqui sobre a importância de se assinar uma casa de Research, principalmente os investidores que estão iniciando a sua jornada.

Contudo, embora esse seja um excelente atalho para se adquirir conhecimento, existem outros caminhos que podem ser percorridos, principalmente por quem ainda não começou a investir, talvez por insegurança, talvez pela – ainda – falta de recursos financeiros.

É possível, por exemplo, se avaliar os relatórios disponíveis nos sites de corretoras e bancos de investimentos.

Muitos deles são gratuitos.

Leia-os, anote suas dúvidas, entre em contato com a equipe de relacionamento com investidores das gestoras (seja por e-mail, seja por telefone).

Não existe outro caminho.

O saber só é adquirido por aqueles que correm atrás do conhecimento.

Lembre-se que existem muito mais motivos para ser grato do que para reclamar.

Poder investir em grandiosos empreendimentos imobiliários sem precisar ter o trabalho de criá-los do zero é um grande privilégio.

Como seria possível se conseguir isso se não fosse através do mercado de capitais?

Busque procurar sempre por ativos bons e, de preferência, baratos.

Conseguir mesclar essas duas condições simultaneamente não é fácil, mas para quem tem paciência, volta e meia excelentes janelas são abertas no mercado.

Dito isso, um bom investimento se encontra por meio de um criterioso processo de análise.

Investir em fundos imobiliários é ser proprietário de imóveis, através de grandes sociedades.

Assim como alguém avalia comprar uma sala comercial para alugar, é preciso avaliar os fundos imobiliários com a mesma intenção, ou seja, sua localização, padrão construtivo, histórico de resultados, e assim por diante.

Resumindo-se, portanto...

O investimento seguro e consistente se dá por meio de um criterioso processo de análise dos aspectos econômicos e financeiros de um empreendimento, bem como por sua capacidade de gerar retornos superiores à média do mercado para seus cotistas.

A grande vantagem do mercado de capitais é oferecer aos investidores a oportunidade, em vários momentos, de serem proprietários de enormes empreendimentos de sucesso.

Isso só é possível porque o mercado frequentemente erra na sua avaliação.

O investidor perspicaz, portanto, pode tirar vantagem desses erros, pois são nesses momentos em que normalmente se encontra coisa boa a barata.

Lembre-se: o mercado avalia os ativos a cada minuto.

E esse mercado nada mais é do que inúmeras pessoas “operando” ao longo do pregão.

E as pessoas são emocionais.

E as pessoas são especulativas.

Não espere racionalidade e coerência do mercado 100% do tempo.

O sucesso nos investimentos se faz no longo prazo, aproveitando dessa inconsistência do mercado.

Só o investimento de longo prazo gera retornos consistentes.

Todo o resto é apenas aposta, e aposta demanda riscos muito maiores.

A bolsa de valores pode ser tranquilamente comparada a uma feira livre.

E uma feira livre é composta por todo tipo de gente.

A economia real, no entanto, é onde estão operando, de fato, as pessoas e as empresas e, por consequência, os imóveis ocupados pelas mesmas.

O valor de um imóvel se resume na sua capacidade de gerar fluxos de caixa, projetando-se esses fluxos futuros e os trazendo a valor presente ajustados pelo risco.

Não é uma tarefa fácil, mas tentar se lembrar disso o tempo todo pode contribuir para se manter a sanidade e a racionalidade e, por consequência, melhorar os resultados de qualquer pessoa no longo prazo.

Conte conosco!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.




Comentários