Não existe maneira melhor para aprender sobre determinado assunto do que ensinando alguém.

Isso vale para qualquer coisa na vida, e não seria diferente para os fundos imobiliários.

Portanto, se você deseja aprender mais sobre a categoria de investimentos que mais cresce hoje no Brasil, arrisque-se a ensinar alguém sobre o tema.

Pode ser qualquer pessoa: o seu pai, mãe, irmão, vizinho, amigo, colega de trabalho... não importa!

O importante é se discutir o assunto, pois além de você conseguir aprender mais e ainda fixar o que já sabe na sua mente, as pessoas as quais você está ensinando, com toda certeza, ficarão interessadas no assunto, haja vista a grandeza de benefícios que se existe em investir em Fiis.

Se os seus “alunos” já investirem em imóveis no mercado tradicional, então, é aí que o interesse aumenta ainda mais, dada a enorme atratividade em termos de vantagens que se existe no investimento em Fiis no comparativo com os imóveis convencionais.

Com toda certeza, se você destacar apenas algumas das grandes atratividades de se investir em Fiis, o ouvinte pelo menos se dará o trabalho de ouvir com interesse.

Se você tem dúvidas sobre o que argumentar, segue abaixo uma “cola” com alguns pontos os quais você pode levantar na sua aula no que tange os benefícios dos fundos imobiliários:

  • Baixo investimento inicial: Com bem menos de R$ 100,00, qualquer pessoa pode se tornar sócia de gigantescos empreendimentos imobiliários que dificilmente uma pessoa física comum conseguiria fazer no mercado tradicional de imóveis.
  • Rendimentos isentos de IR: Os rendimentos (provenientes das mais diversas frentes de receitas que os Fiis possuem, dentre elas os alugueis dos seus imóveis) distribuídos pelos Fiis a seus cotistas são isentos de imposto de renda. Contudo, para que haja tal isenção, o Fii em questão deve ter, no mínimo, 50 cotistas, ter cotas negociadas em bolsa, e o cotista não pode deter mais de 10% das cotas do fundo.
  • Facilidade na diversificação: Pergunte a seu “aluno” quanto ele teria que desembolsar para conseguir diversificar os seus investimentos em imóveis no mercado tradicional. Nos Fiis, com R$ 1.000,00, é possível ter uma diversificação bastante amplas tanto de setores quanto de geografias.
  • Alta liquidez: Quanto tempo é necessário para que uma operação de compra ou venda seja concluída com sucesso no mercado tradicional? Pode ser que leve anos! Nos Fiis, com poucos cliques é possível se negociar milhares de reais por dia através das negociações de suas cotas.
  • Gestão terceirizada: Lidar com inquilinos, inadimplência, reformas, negociações de contratos, reajustes... tudo isso faz tarde da rotina de quem é proprietário de imóveis voltados para a renda. Contudo, nos Fiis, toda essa gestão é feita por especialistas, de modo que, com isso, o cotista não precise se preocupar com nenhuma dessas questões burocráticas.

Existem ainda diversos outros pontos que podem ser levantados em defesa dos Fiis.

No entanto, temos certeza que a “cola” acima está mais que suficiente para que o seu “aprendiz” se dê o trabalho de pelo menos ouvir com atenção a sua aula sobre fundos imobiliários.

Se você é um professor mais dedicado, e deseja aprender mais para ensinar melhor, existem algumas ferramentas que podem contribuir para o seu desenvolvimento pedagógico.

Dentre elas, podemos citar aqui o curso online “Investindo em Fundos Imobiliários” ministrado pelo professor Marcos Baroni, além do livro Guia Suno Fundos Imobiliário, a obra mais completa sobre o tema.

Se você deseja aprender mais sobre os Fiis, portanto, ouse ensinar.

Assim como os juros compostos, o conhecimento é também exponencial, e ensinar as pessoas pode multiplicar ainda mais a magia dessa curva de resultados.

Conte conosco!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários