Vale a pena assinar relatório de casa de Research?



Direto ao ponto, sem rodeios...

Sim, vale muito a pena!

Principalmente se você está começando agora a aprender sobre fundos imobiliários, ações, renda variável ou até mesmo sobre investimentos, num contexto geral.

E por que acreditamos que vale a pena assinar os relatórios de uma casa de Research?

Porque, com isso, o investidor terá acesso à “mente” de profissionais especializados no assunto, devidamente certificados e aptos a fazerem recomendações de investimentos.

Mas preste atenção...

As recomendações dessas casas são feitas de acordo com as premissas individuais de cada analista. 

É claro que é completamente possível que as premissas e as opiniões de dois analistas sejam convergentes em algum ponto, ou em algum ativo específico.

No entanto, para a grande maioria das vezes, as opiniões podem divergir, principalmente no que tange as perspectivas futuras, Valuation, preço teto, preço alvo, percentual de alocação da carteira, e et cetera.

Dito isso, vale muito a pena sim assinar esse tipo de serviço.

Porém, use o conhecimento, as indicações e, principalmente, as premissas do analista responsável pelo serviço, para comparar com as suas próprias, e entender se elas fazem sentido ou não, de acordo com as suas premissas e perspectivas pessoais.

 JAMAIS confie cegamente nas recomendações de quem quer que seja, por mais renomado e bem-conceituado que seja o profissional.

Se você fizer isso, você estará terceirizando os seus resultados.

Não faça isso com você mesmo!

Seja responsável pelas suas escolhas.

Seja responsável pelo seu destino.

Seja responsável pela sua vida.

Leia tudo o que o seu analista escrever, mas use esse conhecimento para aumentar o seu conhecimento próprio, e não para ter quem culpar, caso alguma coisa dê errado em algum momento (o que não é muito difícil de acontecer no mercado de capitais, principalmente aqui no Brasil).

Portanto, assine um relatório especializado.

Normalmente, os planos são bastante atrativos e, quem já consegue poupar para investir (parabéns, se esse é o seu caso), com toda certeza consegue também investir em si mesmo através desses relatórios.

Os que mais gostamos (e assinamos, inclusive) aqui no Fiis.com.br são os da Suno Research e do Funds Explorer.

O Professor Baroni (da Suno) e o Jacinto Santos (do Funds Explorer) são profissionais extremamente fora da curva, que se dedicam diariamente para expandir o conhecimento que eles têm através de muito conteúdo gratuito (as Lives que eles fazem no Youtube são sensacionais, a propósito).

Além disso, deixam sempre muito claro o racional que eles têm a respeito de todas as recomendações de fundos imobiliários que fazem, tanto de compra quanto de venda.

Mas – de novo, nunca é demais lembrar – ao adquirir um tipo de serviço dessa natureza, lembre-se de ler os relatórios, e não somente olhar para a carteira e copiá-la.

Saiba minimamente a “história” de cada Fii que você adicionar na sua carteira, e tente sempre listar dois ou três motivos pelos quais você está comprando os mesmos (aqui, sim – na nossa opinião – vale a pena ‘imitar’ o analista).

Fazendo isso, o seu conhecimento irá crescer exponencialmente, assim como a sua auto responsabilidade perante a sua vida.

Informe-se e ouça outras pessoas, mas procure ser independente e pensar por conta própria, não só nos investimentos, mas em todos os âmbitos da sua vida.

Conte conosco!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.




Comentários