É possível viver de fundos imobiliários?

É possível viver de fundos imobiliários?
É possível viver de fundos imobiliários? Foto: Unsplash

O sonho de muitos investidores é buscar uma rentabilidade e geração de renda passiva suficiente para viver sem trabalhar. Mas será que isso é possível de se alcançar com os fundos imobiliários?

Em outras palavras, será que é possível viver de fundos imobiliários? Para responder essa pergunta, o especialista de fundos imobiliários da Suno Research, Marcos Correa, falou a respeito desse assunto.

Por conta de os fundos imobiliários geralmente pagarem rendimentos todos os meses, eles representam uma forma de garantir uma aposentadoria com renda mensal, desde que sejam tomados todos os cuidados para gerir os riscos de uma grande exposição a esse ativo.

Investir apenas em fundos imobiliários é uma boa ideia?

Antes de entender se é possível viver de fundos imobiliários, uma das dúvidas mais frequentes dos investidores é se eles podem investir apenas em FIIs. A resposta para isso vai depender do perfil do investidor e da estratégia adotada.

Cada um dos investidores possui o seu próprio perfil. Enquanto uns são mais conservadores, outros têm uma característica de realizar investimentos mais arrojados, em ativos de maior risco.

Esse perfil de investidor também pode ser dividido em relação ao nível de conhecimento. Alguns conhecem mais de muita coisa, enquanto outros querem ser especialistas em um único ativo, focando de forma mais específica em fundos imobiliários, por exemplo.

Ademais, Correa diz que o investidor pode investir somente em fundos imobiliários se assim ele desejar, desde que ele esteja totalmente ciente dos riscos associados a um portfólio concentrado nesse tipo de ativo.

Desse modo, os riscos da carteira estarão associados apenas aos fundos imobiliários e ao mercado imobiliário. Se esse segmento tiver algum problema estrutural no futuro, ou então nos depararmos com uma eventual crise imobiliária, 100% do seu patrimônio poderá ser afetado.

Se o investidor estiver tranquilo em relação a isso, então poderá assumir esses riscos e investir seu capital de investimento totalmente em fundos imobiliários, embora isso não seja o mais recomendado para o público em geral.

O ideal é que se invista em diferentes tipos de ativos, incluindo ações e títulos de renda fixa, de modo que o investidor possa diluir os riscos de um único investimento. Investir apenas em fundos imobiliários deve ser uma tarefa decidida de forma exclusiva por quem é especialista nesse assunto.

Como gerenciar os riscos com fundos imobiliários?

Caso o investidor esteja confortável para investir 100% em fundos imobiliários, como ele pode gerenciar esse risco do seu portfólio? Ele pode diversificar por setor, quantidade de ativos, regiões, estratégias.

Além disso, é importante adquirir cotas de ativos de forma mais contundente quando se tiver uma margem de segurança maior, ou seja, quando os preços estiverem descontados, por exemplo, embora os aportes recorrentes sejam sempre importantes.

Assim, com disciplina, aportes recorrentes, gerindo os riscos e aproveitando as oportunidades, é possível que o investidor consiga no futuro gerar uma renda passiva suficiente para viver de fundos imobiliários, ou até mesmo ter uma renda complementar a sua aposentadoria.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado financeiro, fundos imobiliários e economia popular.

últimas notícias