“Black Friday dos FIIs”: gestor enxerga oportunidades em cenário de queda
Sócio-diretor da Inter Asset afirma que cenário de desconto dos FIIs se assemelha a um momento de grandes promoções no varejo.


O mercado de fundos imobiliários segue vivendo um momento de turbulência, com o IFIX caindo aos menores níveis desde maio do ano passado e vários dos principais ativos do mercado enfrentando quedas nas cotações. Há quem enxergue, no entanto, que o cenário pode ser promissor para quem se dispuser a investir em FIIs com bons fundamentos.

Mauro Lima, sócio-diretor da Inter Asset, gestora de FIIs como o INLG11, é um desses otimistas. Em entrevista ao site da SiiLa, empresa de inteligência de dados do mercado imobiliário, ele recorre a uma analogia com um dos principais períodos promocionais do comércio: estamos na “Black Friday dos FIIs”.
“Se você compra um ativo que vale R$ 100 com uma cota valendo a R$70, você está conseguindo um ótimo desconto que não dura para sempre. Então, é realmente uma Black Friday”, explicou o gestor, que vê o ano de 2025 com oportunidades promissoras para quem souber navegar no mercado
Lima diz que atuar no mercado de fundos imobiliários em 2025, ano em que alguns analistas estimam a Selic chegando a 15% ao ano, vai exigir criatividade das gestoras e inteligência dos investidores.
“Com a Selic alta é hora de reciclar portfólio, cuidar bem dos locatários e ativos, sair com novos fundos talvez mais híbridos ou multiestratégia. Há uma série de estratégias a serem adotadas para uma possível crise”, explica, como enxerga que deve ser a atuação das empresas.
FIIs em promoção: cenário é positivo para dividendos
A expansão do mercado de FIIs é visto pelo executivo da Inter Asset como um sinal de que os investidores estão mais maduros a respeito dos fundos imobiliários como alicerce para a construção de uma carteira de renda passiva por meio dos dividendos, o que vem compensando de alguma forma a queda no preço das cotas.
“Muitos fundos têm mostrado crescimento nos dividendos pagos, e a maioria dos aluguéis não caiu”, disse o especialista Mauro Lima, que espera um ajuste de mercado no médio prazo que permitirá aos investidores se beneficiar desse potencial de valorização dos fundos imobiliários quando se encerrar o atual ciclo de queda do IFIX.
O INLG11, um dos FIIs sob gestão da Inter Asset, que até alguns meses atrás era negociado com o ticker LGCP11, anunciou na semana passada ter voltado a zerar sua vacância, ao fechar um novo contrato de locação para uma área de 4.737,89 metros quadrados, num acordo com validade de 36 meses.