FIIs de shopping são maioria em carteira do PagBank; veja estratégia
O PagBank não fez alterações em sua carteira recomendada de FIIs para junho. Confira a estratégia da financeira para seu portfólio
Os fundos imobiliários (FIIs) de shopping são a maioria na carteira recomendada de junho do PagBank. Com um dividend yield de 9,86% e 9,69%, os fundos que compõe a carteira são VISC11 e XPML11, respectivamente.
De acordo com o relatório, os analistas da financeira decidiram não fazer alterações na carteira. “Entendemos que a composição atual da carteira é capaz de manter um bom patamar de dividendos e suportar a volatilidade gerada pelas incertezas quanto ao cenário dos juros no Brasil”, destacou em comunicado.
Todos com peso de 20%, os demais fundos imobiliários que fazem parte da carteira do PagBank é o BTLG11, PVBI11 e VGIR11. O DY dos FIIs são de 9,96%, 8,16% e 13,46%, respectivamente.
Na avaliação da rentabilidade dos FIIs no mês de maio, o fundo que melhor performou foi o VISC11, com 2,20%, seguido do VGIR11, com 2,08%. Os fundos com piores desempenhos foram os PVBI11, com –4,06%, e XPML11, com -1,32%.
Já a rentabilidade mensal da carteira ficou abaixo do IFIX, registrando 0,19%. O principal índice dos fundos imobiliários performou 0,02%. No acumulado de 2024, o IFIX registrou 2,14% e o FIIs 1,44%, indicando um desempenho acumulado ao longo do ano positivo, embora inferior ao índice de referência.
Estratégia da PagBank em relação aos FIIs de shopping
Entre os cinco FIIs que se destacam na carteira recomendada da fintech, dois são de shoppings, um de logística, um de lajes corporativas e um de recebíveis. O Vinci Shopping Centers é um FII que tem como objetivo investir em empreendimentos imobiliários do tipo shopping centers. O seu portfólio é composto por 26 shoppings, localizados em 14 estados brasileiros, sendo que 34% do resultado do fundo é proveniente do estado de São Paulo.
“Vale reforçar que o portfólio do VISC11 são de shoppings maduros, com uma carteira diversificada de imóveis e possibilidade de ganhos adicionais por meio da alienação de ativos, além disso, o cenário de longo prazo permanece positivo para o segmento de shoppings”, destacou o documento.
Já o XP Malls é composto por 17 imóveis localizados em diversas regiões do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, sendo um dos FIIs de shoppings mais diversificados da bolsa brasileira.
A PagBank pontuou que a recente oferta de cotas do XPML11 foi decisiva para que o fundo aumentasse o seu investimento.
A PagBank destacou que para a composição da carteira FIIs foram selecionadas boas oportunidades em fundos imobiliários por meio de análises fundamentalistas com visão de longo prazo.