Fundo imobiliário fecha contrato com Correios para imóvel em MG; qual o impacto?

Fundo imobiliário BRCO11 firmou contrato com os Correios para ocupação de área de 15,6 mil m² na cidade de Contagem (MG).

Fundo imobiliário fecha contrato com Correios para imóvel em MG; qual o impacto?
Bresco Contagem, imóvel do BRCO11 - Foto: Divulgação

O fundo imobiliário BRCO11 anunciou uma nova operação de locação ao firmar contrato com os Correios, por meio da Superintendência Estadual de Minas Gerais, para ocupação de uma parte do imóvel Bresco Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A área alugada corresponde a 15.605 metros quadrados, ou cerca de 23% da Área Bruta Locável (ABL) do empreendimento.

O início da vigência do contrato com os Correios está previsto para 7 de julho de 2025. Entretanto, essa data depende da liberação do espaço atualmente ocupado pela Americanas, que solicitou a rescisão antecipada do contrato de locação. Apesar do aviso prévio de nove meses, houve entendimento entre o fundo e a antiga locatária, permitindo a desocupação antes do prazo contratado.

A assinatura do novo contrato contempla uma duração de cinco anos e inclui um reajuste de aluguel de 29,4% em relação ao valor anterior. Antes de a estatal ocupar o imóvel, serão necessárias obras de adaptação, realizadas pelo próprio locador, para adequar o espaço às operações, que vinham sendo realizadas em outro centro logístico em Contagem, este de propriedade do FII TRBL11. O imóvel chegou a ser interditado, passou por reformas bancadas pelo próprio fundo, mas os Correios decidiram pedir a rescisão unilateral do acordo por justa causa.

O acordo com o BRCO11, caso haja rescisão antecipada por parte dos Correios, prevê aviso prévio de seis meses. Além disso, em caso de rescisão antecipada, está prevista uma multa equivalente a 12 vezes o valor do aluguel, proporcional ao período restante de contrato, com atualização pelo IPCA desde o último reajuste.

Esse novo acordo representa aproximadamente 3,4% da área total locável do fundo BRCO11 e deve impactar as receitas do fundo imobiliário em R$ 0,03 por cota.

Fundo imobiliário BRCO11 recebe imóvel da WestRock e renegocia contratos

No início deste mês, o BRCO11 anunciou a devolução de uma área de 14.212 metros quadrados no imóvel Bresco Itupeva, o equivalente a 36,6% da ABL do imóvel. Embora o contrato estivesse previsto até setembro de 2029. A locatária, a WestRock Celulose, Papel e Embalagens, optou por encerrar o acordo antecipadamente, cumprindo o aviso prévio de nove meses.

A rescisão implicou no pagamento de uma indenização de seis vezes o valor mensal de aluguel, calculada proporcionalmente pelo tempo restante do contrato. Essa operação reflete a estratégia do fundo imobiliário BRCO11 de oferecer maior segurança aos investidores em caso de saída de locatários.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Fernando Cesarotti
Fernando Cesarotti
Editor

Jornalista, editor do FIIs.com.br. Graduado em Jornalismo pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo Literário, com 25 anos de experiência em coberturas de economia, política e esportes. Passagem também pelo meio acadêmico, como professor universitário em cursos de Comunicação e líder de empresa júnior.

notícias relacionadas últimas notícias