RCRB11: fundo imobiliário fecha novo contrato e eleva receitas

O fundo imobiliário RCRB11 assinou novo contrato de locação no JK Financial Center em São Paulo. Saiba mais sobre os impactos financeiros.

RCRB11: fundo imobiliário fecha novo contrato e eleva receitas
RCRB11 fecha novo contrato e eleva aluguel em 8%. Foto: Pixabay

O fundo imobiliário RCRB11 anunciou a celebração de um novo contrato de locação para duas unidades do edifício JK Financial Center, localizado na região do Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo.

Imagem convidando internauta a entrar no canal do FIIs.com.br do Whataspp. Imagem mostra logo e o texto "Tenha acesso às principais atualizações e notícias do Mercado de Fundos Imobiliários" com o botão "Entrar no grupo".

O contrato estipula a ocupação imediata das unidades 21 e 22, situadas no segundo andar do edifício, totalizando aproximadamente 972,74 m². A locação foi firmada com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Empresarial e Negócios (IBREM), uma associação privada que apoia empresários e que assumirá os espaços por um período de 60 meses, com término previsto para setembro de 2030.

Esse novo acordo prevê reajuste anual do aluguel pelo IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, além de estabelecer regras específicas para rescisão antecipada. Caso o inquilino decida encerrar o contrato antes do prazo, deverá comunicar a decisão com pelo menos 180 dias de antecedência, pagar os aluguéis devidos nesse período e restituir proporcionalmente os valores referentes a descontos e carências concedidos, corrigidos pelo IPCA.

O novo contrato evita a vacância dos espaços e resultou em um aumento de 8% no valor de locação em relação ao acordo anterior para o mesmo imóvel. Este ajuste configura um ganho real para o fundo, que deve gerar uma receita adicional de aproximadamente R$ 0,05 por cota ao ano, após o encerramento de períodos de descontos e carências.

Fundo imobiliário RCRB11: como está o portfólio?

Após a assinatura do contrato, o RCRB11 apresenta uma vacância líquida de apenas 0,8%, uma das mais baixas do setor — mesmo considerando a média de 18,3% de vacância de escritórios de alto padrão em São Paulo no primeiro trimestre de 2025. Além disso, o contrato garante a ocupação de 100% do JK Financial Center, primeira aquisição do fundo.

A negociação reforça a importância do ativo classificado como Triple A e evidencia o dinamismo do eixo Itaim/Faria Lima. Essa região concentra cerca de 1,5 milhão de metros quadrados de escritórios de alto padrão, que apresentam valores de locação entre os mais elevados do país.

Segundo Anita Scal, sócia e diretora de investimentos imobiliários da Rio Bravo, gestora do fundo imobiliário RCRB11, a rápida transição demonstra a capacidade de manter a vacância em patamares mínimos, mesmo em um mercado altamente competitivo.

Tags
Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça. notícias relacionadas últimas notícias