TRBL11: fundo imobiliário cai após anunciar pedido de rescisão dos Correios

Os Correios decidiram rescindir seu contrato com o FII TRBL11. Veja quais são os próximos passos a serem dados pelo fundo imobiliário.

TRBL11: fundo imobiliário cai após anunciar pedido de rescisão dos Correios
TRBL11: Correios decide rescindir contrato com FII. Foto: Pexels

O fundo imobiliário TRBL11 teve o pior desempenho do dia entre os FIIs que compõem o IFIX nesta sexta-feira (28), com queda de 2,58% e fechamento em R$ 63,03. Na semana, o FII acumulou queda de 6,76%, depois de fechar na sexta passada, dia 21, a R$ 67,60.

Foi o primeiro pregão depois de as gestoras Tellus e Rio Bravo terem anunciado que os Correios comunicaram a intenção de rescindir unilateralmente o contrato de locação atípico firmado pelo Centro Logístico de Contagem (MG). A decisão é consequência de um processo administrativo iniciado pela estatal em dezembro de 2024.

Em resposta, o fundo imobiliário TRBL11 apresentou sua defesa. Porém, em 24 de março de 2025, o locatário optou por comunicar sua decisão de rescindir o contrato de forma antecipada, estabelecendo o prazo para a desocupação do imóvel até o dia 18 de agosto de 2025.

O TRBL11 diz em comunicado que a decisão dos Correios foi tomada “desconsiderando todos os fatos e o descumprimento de obrigações contratuais por parte do locatário”.

Dessa forma, o FII diz que vai apresentar um novo recurso no prazo de 5 dias úteis e ainda destaca que o procedimento administrativo do inquilino “não tem qualquer intermediação ou avaliação de uma terceira parte, sendo apreciado internamente pelo próprio locatário em seus próprios processos unilaterais”.

O fundo pretende continuar com sua estratégia de acionar judicialmente o inquilino para haver o cumprimento das obrigações contratuais, o que inclui, por exemplo, a quitação dos aluguéis que forem devidos e da multa rescisória que incidiria sobre a rescisão antecipada do contrato de aluguel.

A administração do fundo TRBL11 afirma que está confiante no seu respaldo contratual e que vai prosseguir com sua estratégia jurídica para receber os valores devidos. Além disso, o FII deve elaborar um plano de ação para comercializar o ativo assim que possível. O comunicado conclui que o imóvel “segue totalmente apto a receber operações de alto nível”.

Fundo imobiliário TRBL11 x Correios: entenda o caso

O FII TRBL11 tem como foco a aplicação de recursos em imóveis de longo prazo, com ênfase em ativos logísticos e industriais. O imóvel de Contagem é seu principal ativo, responsável por mais de 40% de sua receita imobiliária. e foi interditado em outubro pela Defesa Civil, quando os Correios deixaram de pagar o aluguel devido.

A estatal justificou a decisão pela interrupção das atividades no local, dizendo que o pagamento deveria ser proporcional ao período em que o galpão esteve operacional. As operações foram completamente paralisadas em 13 de outubro, com a interdição parcial ocorrendo dois dias depois e a total em 21 de outubro.

Após a realização de obras bancadas pelo fundo imobiliário TRBL11, o imóvel foi liberado, mas os Correios mantiveram o local sem operação e recorreram ao processo administrativo para rescindir o contrato sem necessidade de multa.

Tags
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. notícias relacionadas últimas notícias