Fundos Imobiliários: juros elevados podem oferecer oportunidades?
O aumento da taxa de juros ajudou a precificar as cotas dos fundos imobiliários, pressionando seus preços. Com a selic em 13,75% e os prêmios dos títulos públicos no patamar de IPCA + 5,9%, os FIIs encontraram um “concorrente de peso”. Mas não poderíamos dizer que os juros em alta podem oferecer oportunidades para quem investe em FIIs?
Diante disso, o analista da Suno Research Marcos Baroni conversou com os especialistas da Plural Gestão de Recursos em seu canal do Youtube, justamente para analisar as possíveis oportunidades dos investidores em fundos imobiliários em contexto de juros elevados.
É claro que os juros elevados oferecem riscos ao mercado de fundos imobiliários. Um deles é a desvalorização das cotas. Além disso, o custo de reposição dos imóveis encarece, prejudicando os fundos de tijolos.
Os juros em alta também encarecem a dívida imobiliária, gerando risco de inadimplência para os fundos de CRI. Mas nem tudo está perdido.
A busca pelas oportunidades em fundos imobiliários em contexto avesso ao risco
Rafael Zlot, CIO da Plural Gestão de Recursos, comenta que com os juros mais elevados, o investidor prefere buscar 1% ao mês na renda fixa. “Mas tem outros ativos que ficam mais baratos e dão oportunidades ao investidor”, reforça Zlot. Mesmo com os FIIs de CRI pagando mais do que isso, tomar risco torna-se um desafio para muita gente.
Porém, o diretor de gestão da Plural Gestão de Recursos, Alexandre Donini, considera que os juros altos também oferecem oportunidades, principalmente pelos preços das cotas que ficam mais pressionados.
Nos últimos meses, vimos fundos imobiliários com excelentes portfólios sendo negociados com 30% de desconto do seu preço em relação ao valor patrimonial das cotas. “Isso dá maior oportunidade de compra para os investidores”, afirma Donini.
Ou seja, existem ativos que pagam remunerações mensais acima de 1% ao mês, possuindo um grande desconto no valor patrimonial. Portanto, há muitas oportunidades nesse contexto.
Algumas oportunidades já chegaram com a recente queda dos juros
Porém, os investidores precisam ficar atentos. Com a recente queda na taxa dos juros futuros, os fundos imobiliários passaram por uma onda de valorização de suas cotas. Quem vinha comprando todos os meses deve estar comemorando, pois muitos fundos recuperaram o preço de suas cotas depois de meses em baixa.
Neste ponto, alguns especialistas acreditam “que estamos próximos do fim de um ciclo de alta dos juros”, afirma o Donini. Tudo isso leva a crer que existe um potencial de valorização enorme para fundos de tijolos, mas a velocidade que isso ocorre a gente não sabe.
Por fim, como disse o analista Marcos Baroni, “o Brasil ainda vai ter um cenário restritivo durante um tempo, mas dificilmente vai piorar”. Ou seja, quem aproveitar as oportunidades vai se dar bem!
Você que acompanha o mercado de fundos imobiliários não pode ficar de fora da segunda edição do evento FIIs Experience, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo.
As vagas são limitadas. Garanta a sua neste link!