Fundos de Tijolos: por que estão subindo tanto? Entenda!

Noticia sem thumbnail
Imóveis. Foto: Pixabay

O IFIX engatou mais uma alta nesta última quinta-feira (11), fechando o pregão aos 2851 pontos. Os grandes responsáveis pela valorização do principal índice do mercado de FIIs são os fundos de tijolos, que investem prioritariamente em imóveis físicos. Mas por que os FIIs de tijolos estão tão valorizados nos últimos dias?

Fundos como HGLG11, XPLG11, JSRE11 e KNRI11 alcançaram picos de alta nesta semana, mostrando que fundos de tijolos de vários segmentos estão recuperando os preços de suas cotações.

Mas antes de falar da valorização das cotas desses fundos, é necessário lembrar que os fundos imobiliários estão com suas cotas pressionadas no mercado secundário desde 2021.

Com o aumento das taxas de juros e a aversão aos investimentos de risco, a maioria dos fundos estavam sendo negociados abaixo do seu valor patrimonial. Somado a isso, a taxa selic em patamares de dois dígitos, muitos investidores migraram-se para a renda fixa, buscando rentabilidade com risco menor.

Em contrapartida, os fundos de papel ou fundos de CRI, estavam em alta. Com rendimentos elevados em virtude da alta inflacionária, esses fundos estavam sendo os preferidos dos investidores.

Mercado real em valorização e juros mais baixos: bom para os fundos de tijolos

O analista e professor Marcos Baroni, afirma que “o mercado de Fundos Imobiliários é cíclico, como qualquer outro, e quem tenta adivinhar o próximo movimento sempre está correndo atrás”. Ele explicou que a recente queda nos rendimentos dos fundos de CRI contribuiu para que o mercado olhasse novamente para os fundos de tijolos, valorizando as cotas desses FIIs.

Deste modo, com os FIIs de CRI em baixa, é natural que haja certa valorização dos fundos de tijolos. Mas existe outra explicação.

O mercado de imóveis – seja logístico, shoppings ou de lajes corporativas – está passando por um ciclo de valorização. Neste aspecto, o preço das cotas está convergindo para a realidade do mercado real, com a alta de muitos FIIs na bolsa de valores.

Além disso, os juros futuros estão em queda nas últimas semanas. É o que explica Rodrigo Medeiros, analista e especialista em FIIs. Em suas redes sociais, Medeiros destacou que os FIIs são precificados pelos juros futuros. Mesmo com a selic em alta, o especialista diz que se os juros caem, há uma valorização dos fundos imobiliários, especialmente os de tijolos.

Como ainda não é possível saber se os mercados futuros continuarão precificando os juros para baixo, é difícil afirmar que estamos em uma tendência de queda desses juros. Mas enquanto isso, os fundos de tijolos estão aproveitando do otimismo com o mercado de FIIs.

 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias