GARE11 adquire edifício corporativo em MG e amplia escopo de portfólio
O fundo imobiliário GARE11 anunciou a aquisição do primeiro imóvel corporativo de seu portfólio, até agora formado por ativos logísticos e de varejo de grande porte (big box). O edifício é localizado em Belo Horizonte (MG), e está inteiramente ocupado por três empresas que pertencem ao mesmo controlador: a construtora MRV, a Urba, subsidiária da empresa focada em loteamentos e bairros planejados, e a Log CP, gestora de atividades logísticas.

A aquisição tem o preço de R$ 126.408.000,00 e foi estruturada na modalidade “Buy to Lease”, por meio da qual o fundo adquire o imóvel de forma concomitante à assinatura de contratos atípicos de locação, firmados com prazo inicial de 15 anos.
O pagamento foi realizado à vista, sendo 80% (oitenta por cento) por meio da integralização em novas cotas do GARE11 e 20% (vinte por cento) em recursos financeiros, a um cap rate aproximado de 10,7% ao ano durante os 5 primeiros anos de contrato,
O edifício tem área bruta locável (ABL) de aproximadamente 13 mil metros quadrados e localização estratégica, próximo aos bairros Belvedere e Vila da Serra, reconhecidos como os principais vetores de crescimento de alto padrão da capital mineira, além de fácil acesso ao BH Shopping e aos principais corredores viários da região metropolitana.
A Guardian, gestora do GARE11, destaca que o ingresso do fundo em uma nova tipologia de ativo amplia a diversificação do portfólio e reforça sua presença em Belo Horizonte. A compra, segundo a empresa, está em linha com a estratégia de alocação e representa um um retorno compatível com os objetivos de investimento, considerando as características do Imóvel, a estrutura contratual de longo prazo e a qualidade dos locatários.
GARE11 acelera aquisições perto da virada do ano
O imóvel é a segunda aquisição do GARE11 na região metropolitana de Belo Horizonte anunciada nos últimos dias. O FII também adquiriu um imóvel logístico, no município de Confins, próximo ao principal aeroporto internacional que atende o Estado.
O imóvel tem área bruta locável (ABL) de 24.625 metros quadrados e está instalado num terreno com área total de 67.288 metros quadrados. O preço foi de R$ 86.813.844,33, e o pagamento foi realizado à vista, também majoritariamente por meio da integralização de novas cotas do GARE11, com cap rate médio superior a 10% ao ano nos primeiros 60 meses após a aquisição.
Os contratos de locação, com empresas como Mercado Livre, Vale e Três Corações, têm prazos de vencimento que variam entre 5 a 10 anos, com correção anual pelo IPCA e cláusulas de multa em caso de rescisão antecipada. O imóvel está localizado em região com oferta restrita de ativos logísticos, com forte demanda nos últimos anos e redução de 34% em sua taxa de vacância nos últimos 12 meses.
Considerando as negociações já concluídas, o GARE11 detém hoje a propriedade de 33 ativos, sendo 27 imóvel de varejo, 5 condomínios logísticos e, agora, um imóvel corporativo. A ABL deve se aproximar de 485 mil metros quadrados, e o fundo promete mais detalhes sobre as novas aquisições em seus próximos relatórios gerenciais.