GARE11 adquire edifício corporativo em MG e amplia escopo de portfólio

GARE11 adquire edifício corporativo em MG e amplia escopo de portfólio
GARE11 entra no segmento de lajes corporativas - Foto: iStock

O fundo imobiliário GARE11 anunciou a aquisição do primeiro imóvel corporativo de seu portfólio, até agora formado por ativos logísticos e de varejo de grande porte (big box). O edifício é localizado em Belo Horizonte (MG), e está inteiramente ocupado por três empresas que pertencem ao mesmo controlador: a construtora MRV, a Urba, subsidiária da empresa focada em loteamentos e bairros planejados, e a Log CP, gestora de atividades logísticas.

Imagem convidando internauta a entrar no canal do FIIs.com.br do Whataspp. Imagem mostra logo e o texto "Tenha acesso às principais atualizações e notícias do Mercado de Fundos Imobiliários" com o botão "Entrar no grupo".

A aquisição tem o preço de R$ 126.408.000,00 e foi estruturada na modalidade “Buy to Lease”, por meio da qual o fundo adquire o imóvel de forma concomitante à assinatura de contratos atípicos de locação, firmados com prazo inicial de 15 anos. 

O pagamento foi realizado à vista, sendo 80% (oitenta por cento) por meio da integralização em novas cotas do GARE11 e 20% (vinte por cento) em recursos financeiros, a um cap rate aproximado de 10,7% ao ano durante os 5 primeiros anos de contrato, 

O edifício tem área bruta locável (ABL) de aproximadamente 13 mil metros quadrados e localização estratégica, próximo aos bairros Belvedere e Vila da Serra, reconhecidos como os principais vetores de crescimento de alto padrão da capital mineira, além de fácil acesso ao BH Shopping e aos principais corredores viários da região metropolitana. 

A Guardian, gestora do GARE11, destaca que o ingresso do fundo em uma nova tipologia de ativo amplia a diversificação do portfólio e reforça sua presença em Belo Horizonte. A compra, segundo a empresa, está  em linha com a estratégia de alocação e representa um um retorno compatível com os objetivos de investimento, considerando as características do Imóvel, a estrutura contratual de longo prazo e a qualidade dos locatários.

GARE11 acelera aquisições perto da virada do ano

O imóvel é a segunda aquisição do GARE11 na região metropolitana de Belo Horizonte anunciada nos últimos dias. O FII também adquiriu um imóvel logístico, no município de Confins, próximo ao principal aeroporto internacional que atende o Estado.

O imóvel tem área bruta locável (ABL) de 24.625 metros quadrados e está instalado num terreno com área total de 67.288 metros quadrados. O preço foi de R$ 86.813.844,33, e o pagamento foi realizado à vista, também majoritariamente por meio da integralização de novas cotas do GARE11, com cap rate médio superior a 10% ao ano nos primeiros 60 meses após a aquisição.

Os contratos de locação, com empresas como Mercado Livre, Vale e Três Corações, têm prazos de vencimento que variam entre 5 a 10 anos, com correção anual pelo IPCA e cláusulas de multa em caso de rescisão antecipada. O imóvel está localizado em região com oferta restrita de ativos logísticos, com forte demanda nos últimos anos e redução de 34% em sua taxa de vacância nos últimos 12 meses. 

Considerando as negociações já concluídas, o GARE11 detém hoje a propriedade de 33 ativos, sendo 27 imóvel de varejo, 5 condomínios logísticos e, agora, um imóvel corporativo. A ABL deve se aproximar de 485 mil metros quadrados, e o fundo promete mais detalhes sobre as novas aquisições em seus próximos relatórios gerenciais.

Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça.
foto: Fernando Cesarotti
Fernando Cesarotti
Editor

Jornalista, editor do FIIs.com.br. Graduado em Jornalismo pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo Literário, com 25 anos de experiência em coberturas de economia, política e esportes. Passagem também pelo meio acadêmico, como professor universitário em cursos de Comunicação e líder de empresa júnior.

notícias relacionadas últimas notícias