O Fundo de Investimento Imobiliário Hedge Brasil Shopping (HGBS11), administrado pela Hedge Investments DTVM, divulgou o seu relatório gerencial do mês de novembro, em que descreveu seu resultado e rendimento mensal.

O Hedge Brasil Shopping (HGBS11) é um FII do segmento de shoppings. O objetivo do fundo é alcançar rendimentos e resultados através da aquisição e da exploração comercial de participações em shoppings centers.

Além disso, os shoppings adquiridos pelo HGBS11 precisam ter pelo menos 15.000 m² de Área Bruta Locável (ABL), e serem localizados em regiões com área de influência de, no mínimo, 500 mil habitantes e administrados por empresas especializadas, atuando de forma ativa na gestão da carteira de investimentos.

O fundo destaca para o mês de novembro que se teve mais um mês difícil para os mercados financeiros. Nesse sentido, se viu o nervosismo em relação às questões fiscais, sobretudo no que se trata do teto de gastos do governo, assim como a ameaça de desrespeitá-lo, ação essa simbolizada pela elaboração da PEC dos Precatórios.

Essa PEC, por sua vez, passou o mês em discussão no Congresso com o novo sistema de suporte financeiro para a população carente, que foi denominado como Auxílio Brasil. O HGBS11 ainda destacou o comportamento negativo dos mercados em novembro por conta da nova variante da Covid-19 na África do Sul, a Ômicrom.

Portfólio do HGBS11

O Hedge Brasil Shopping terminou novembro com investimentos em 17 shopping centers. Sobre a diversificação da carteira do HGBS11, cerca de 89,9% da carteira de ativos estão alocados em ativos estratégicos do fundo.

Além disso, cerca de 7,8% estão distribuídos em FIIs líquidos, 1,9% em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e 0,5% em fundos de renda fixa. Por conta disso, 68,7% dos ativos do HGBS11 estão em imóveis e 21,3% ao todo em FIIs.

Por ativos, os 7 maiores posicionamentos do portfólio do Hedge Brasil Shopping são:

● Penha - 16%;

● West Plaza - 15%;

● Parque Dom Pedro - 12%;

● Mooca - 8%;

● São Bernardo - 8%;

● Tivoli - 8%;

● Villa Lobos - 7%.

Na diversificação da carteira do Hedge Brasil Shopping por operadores, há 3 maiores posições e o percentuais correspondentes no portfólio do fundo:

  1. AD Shopping - 30%;

  2. brMalls - 26%;

  3. Aliansce Sonae - 17%.

HGBS11 divulga resultado e rendimento de novembro de 2021

Resultados e rendimentos do HGBS11

No fechamento do mês de novembro, o valor de mercado da cota do HGBS11 foi de R$ 158,89, correspondente a um valor de mercado total de R$ 1,6 bilhão. O valor patrimonial da cota no período foi de R$ 211,23.

No mês de novembro, a receita do HGBS11 ficou majoritariamente em receita imobiliária, que totalizou R$ 9,87 milhões. Outras receitas foram no montante de quase R$ 1,675 milhão e o total de despesas, quase R$ 986 mil.

No mesmo período, o resultado operacional do Hedge Brasil Shopping foi de quase R$ 10,56 milhões. Descontando-se o lucro operacional, que foi nulo, o resultado do HGBS11 ficou em R$ 10,56 milhões, totalizando R$ 83 milhões nos últimos 12 meses.

Com esses números, o resultado médio por cota do Hedge Brasil Shopping (HGBS11) foi de R$ 1,06. Já o rendimento distribuído no mês foi de R$ 10,5 milhões. O valor do rendimento médio por cota foi de aproximadamente de R$ 1,05. O retorno total bruto mensal foi negativo 11,2%, totalizando 264,4% desde o início do fundo.