FIIs de tijolo se destacam entre altas; IFIX fecha com leve recuperação

FIIs de logística e shopping aparecem entre as maiores valorizações do pregão, marcado por forte oscilação do IFIX.

FIIs de tijolo se destacam entre altas; IFIX fecha com leve recuperação
FIs de tijolo tiveram destaque - Foto: Freepik

Quatro FIIs de tijolo ficaram entre as principais altas do dia no pregão de fundos imobiliários desta terça-feira (5), em dia marcado por forte oscilação do IFIX, que acabou reagindo no fim do dia e fechando em leve alta, depois de três dias seguidos de queda.

O índice de FIIs terminou o dia em 3.187,61 pontos, alta de 0,02% em relação ao fechamento da véspera, depois de oscilar entre a máxima de 3.194,23 pontos, logo nos primeiros minutos de negociação, e a mínima de 3.194,23, por volta das 15h.

Depois de abrir o dia em alta, o IFIX passou a negociar em patamar negativo ao meio-dia, mas teve dois leves picos de alta, conseguiu terminar em alta o pregão, que desde o início da semana conta com uma hora a mais de negociações, até as 18h, devido à mudança do fuso horário nos Estados Unidos.

Com esse resultado, o principal índice do mercado de FIIs acumula queda de 0,53% no mês de novembro e de 3,73% em relação ao fechamento no último dia útil de 2023, a um dia de nova reunião do Copom que deve anunciar nesta quarta-feira (6) um novo aumento da Selic, possivelmente para 11,25% ao ano, meio ponto percentual a mais que a taxa atual.

A medida é vista como negativa para o mercado de FIIs por ampliar a atratividade dos investimentos de renda fixa, embora a alta da taxa básica de juros da economia brasileira possa ampliar a receita dos FIIs de papel com títulos remunerados pelo CDI.

FIIs de tijolo sobem; veja altas e baixas

Os FIIs de tijolo vêm sendo fortemente impactados nos últimos meses, mas quatro deles dominaram as principais altas do dia na véspera de um possível novo aumento de juros, que, em tese, é prejudicial ao segmento.

O TRBL11, um dia depois de anunciar medidas para reparar o galpão logístico em Contagem (MG) que está interditado e representa quase metade de sua receita, liderou as altas, em 4,39%, e terminou o dia cotado a R$ 66,37. No top 5 de maiores altas estão ainda dois FIIs de shopping, o AJFI11 e o VISC11, e um de hotéis, o HTMX11, além do JSAF11, de recebíveis.

Na outra ponta, o KORE11, fundo de lajes corporativas, teve a maior queda do dia, com 3,45%, negociado a R$ 83,31.

O IFIX é o principal índice do mercado de fundos imobiliários. Sua carteira teórica conta com 114 FIIs de todos os segmentos, que são selecionados pela B3 a partir de indicadores como valor patrimonial, regularidade nos dividendos e liquidez das cotas, entre outros fatores. A atual seleção vai até dezembro.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Fernando Cesarotti
Fernando Cesarotti
Editor

Jornalista, editor do FIIs.com.br. Graduado pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo Literário, com mais de 20 anos de experiência em coberturas de economia, política e esportes. Passagem também pelo meio acadêmico, como professor universitário em cursos de Comunicação e líder de empresa júnior.

últimas notícias