FIIs multiestratégia lideram altas do dia; IFIX cai e tem 3º pior resultado do ano

FIIs RBRF11 e RVBI11 se destacam em pregão com forte resultado negativo; IFIX perde quase todo o ganho obtido na semana passada.

FIIs multiestratégia lideram altas do dia; IFIX cai e tem 3º pior resultado do ano
FIIs multiestratégia também podem investir em desenvolvimento de imóveis - Foto: Pixabay

Dois FIIs que atuam no segmento de multiestratégia, o RBRF11 e o RVBI11, lideram as altas no mercado de fundos imobiliários nesta segunda-feira (21), dia marcado por mais uma forte queda do IFIX, que perdeu quase todo o ganho da semana passada e registrou seu terceiro pior resultado do ano.

O índice de FIIs terminou o dia em 3.217,91 pontos, queda de 0,56% em relação ao resultado de sexta-feira (18) e acima apenas dos resultados registrados em 10 e 11 de outubro, evaporando a valorização de 0,60% acumulada na semana passada.

O resultado amplia a queda do IFIX em outubro para 2,66%, acima do resultado negativo registrado em setembro, de 2,58%, o pior em 2024 até agora. No ano, quando é feita a comparação com o último dia útil de 2023, em 3.311,43 pontos, o recuo é de 2,82%.

No pregão desta segunda-feira, o principal índice do mercado de FIIs registrou a máxima logo após a abertura, em 3.239,28 pontos, mas rapidamente oscilou para o patamar negativo e passou o dia todo em queda, fechando no resultado mínimo do pregão.

FIIs multiestratégia lideram altas em dia negativo

Apesar do resultado ruim para o mercado como um todo, alguns fundos imobiliários conseguiram terminar o dia com resultados positivo, com destaque para o RBRF11 e o RVBI11, dois FIIs que atuam no segmento de multiestratégia, expandindo seu escopo depois da criação como FOFs (fundos de fundos).

O RBRF11 fechou o dia com alta de 2,85%, negociado a R$ 6,85, enquanto o RVBI11 avançou 1,34%, e terminou o dia cotado a R$ 69,75.

Os FOFs, por definição, devem atuar na compra e venda de cotas de outros FIIs e podem destinar parte minoritária dos investimentos para outras áreas, em geral a aquisição de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Já os FIIs multiestratégia, também chamados de “hedge funds”, têm a facilidade de poder negociar quaisquer ativos ligados ao setor imobiliário, incluindo a propriedade de imóveis diretamente ou por meio de sociedades de propósito específico. Analistas Especialistas e players do mercado vêm chamando o segmento “a nova geração dos FOFs”.

O IFIX é o principal índice do mercado de fundos imobiliários. Com o encerramento das negociações do BCFF11, na última sexta-feira, a carteira teórica conta agora com 114 FIIs de todos os segmentos. A escolha é feita pela pela B3 a partir de indicadores como valor patrimonial, regularidade nos dividendos e liquidez das cotas, além de outros fatores. A atual seleção foi adotada a partir do começo de setembro e vai até dezembro.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Fernando Cesarotti
Fernando Cesarotti
Editor

Jornalista, editor do FIIs.com.br. Graduado pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo Literário, com mais de 20 anos de experiência em coberturas de economia, política e esportes. Passagem também pelo meio acadêmico, como professor universitário em cursos de Comunicação e líder de empresa júnior.

últimas notícias