Investir em FIIs ou alugar imóvel; pesquisa te ajuda a decidir

Investir em FIIs ou alugar imóvel; pesquisa te ajuda a decidir

Uma das maiores dúvidas dos investidores é se investir em FIIs é mais rentável do que alugar um imóvel. Na comparação de qual tipo de investimento traz maior retorno, uma pesquisa do QuintoAndar, publicada pela Exame, pode te ajudar a entender qual é a melhor opção de investimento. 

Segundo a pesquisa da empresa citada, mesmo com os reajustes dos aluguéis, a rentabilidade atualmente está abaixo do CDI, “considerado referência para o retorno de títulos de renda fixa”, destacou a matéria publicada pela Exame.

O estudo do  QuintoAndar, que é uma empresa do ramo imobiliário, utilizou seu banco de dados de locações para calcular a rentabilidade dos imóveis negociados na empresa. 

Basicamente, a empresa queria saber quanto um proprietário que comprou um imóvel e colocou para locação teria de retorno em determinado tempo. Para isso, a pesquisa analisou dados das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte no primeiro trimestre de 2022.

“Na capital paulista, o aluguel rendeu, em média, 4,8% ao ano. A taxa do CDI anualizada, que é base para o retorno de títulos de renda fixa, está em 12%”, ressaltou a Exame. Nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte os números foram parecidos, respectivamente, 4,86% e 5,07%. 

Investir em FIIs: os fundos têm dividend yield maiores

Não é novidade que no Brasil, o investimento em imóveis para locação é uma realidade de muitos anos, sobretudo em contextos de inflação. Como os aluguéis, em tese, são reajustados pelos índices de inflação, investir em imóveis sempre foi um atrativo ao investidores.

Porém, o mercado de fundos imobiliários (FIIs) trouxe uma nova dinâmica para quem deseja se expor ao mercado imobiliário. No geral, os fundos possuem um portfólio com diversos ativos, na maioria das vezes com padrão de qualidade que um investidor pessoa física não consegue investir diretamente.

Além disso, os rendimentos mensais distribuídos pelos fundos imobiliários, até o momento, superam a média dos aluguéis das grandes cidades brasileiras, principalmente quando comparados com a pesquisa citada acima.

O Dividend Yield (também chamado de rendimento de dividendo) é um indicador que mede a performance dos dividendos distribuídos em relação ao preço atual da cota. A média do dividend yield dos fundos imobiliários se mostrou maior que o retorno dos aluguéis. 

De acordo com apuração do CNN Business, o IFIX – principal índice dos FIIs – acumulou 8,8% em 12 meses – até fevereiro de 2022. Porém, com uma carteira diversificada, é possível investir em FIIs e obter retornos superiores à média de 8,8%.

Os fundos de papel, que compram títulos da dívida imobiliária, estão pagando rendimentos ainda maiores, com FIIs distribuindo acima de 12% ao ano. Mesmo assim, investir em FIIs pode ser ainda mais vantajoso quando considerado a rentabilidade tanto dos dividendos quanto da valorização das cotas.

Outros fatores como isenção de imposto de renda nos dividendos, liquidez dos fundos e o fácil acesso a compra desses ativos na bolsa, tornam o investimento em FIIs como superior quando comparado ao investimento direto em imóveis.

 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias