PATL11 apresenta resultado, rendimento e portfólio de outubro
O Fundo de Investimento Imobiliário Pátria Logística (PATL11), administrado por Vórtx LTDA., divulgou o seu relatório gerencial do mês de outubro, em que descreveu seus resultados e rendimentos mensais, assim como a atualização de seu portfólio.
O objetivo do Pátria Logística (PATL11), conforme apontado no relatório, é a “obtenção de renda e eventual ganho de capital, através da seleção, aquisição e administração ativa de um portfólio de imóveis logísticos e industriais, construídos ou em construção.”
Ao longo do mês de outubro, a gestão do PATL11 diz que “concentrou os esforços nas conversas com os potenciais locatários para a área disponível do imóvel em Ribeirão das Neves”. Do mesmo modo, se assinou um MoU para a locação em uma das negociações.
Já no objetivo para as próximas semanas, o fundo aponta a superação das condições precedentes para a locação. Assim, o PATL11 diz que evoluiu na construção de pipeline para novas compras.
Levando em conta o momento macroeconômico, a gestão do Pátria Logística decidiu aguardar uma janela de negociações que, por sua vez, deve se abrir logo quando o aumento da taxa de juros refletir nos preços de mercado dos ativos. Sendo assim, não vão ser feitos nos próximos meses.
Portfólio
O PATL11 assinou uma carta de intenções para a locação da área disponível no
imóvel em Ribeirão das Neves. O fundo destaca que já se superou o acordo comercial, assim como as condições precedentes que evoluam para a finalização. Logo que se concretize a locação, a expectativa de distribuição de dividendos pelo deve ser de R$ 0,58 a R$ 0,60 por cota.
A gestão do fundo preferiu novas compras nos próximos meses, levando em conta um “possível novo arranjo dos valores de cap rate de aquisição, que devem refletir o momento macroeconômico de abertura da taxa de juros”.
Do mesmo modo, a gestão vem avaliando de forma cautelosa as formas de alavancagem para trazer viabilidade a essas transações. Isso acontece porque o fundo não tem caixa disponível para que se possa concluí-las nesse momento.
Seguindo a estratégia de alocação do capital disponível, ao final do mês de outubro, a alocação do Pátria Logística se distribui da seguinte forma, considerando o percentual dos ativos do fundo:
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97% – Imóveis;
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2% – Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) logísticos;
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1% – Caixa.
A ideia do gestor do PATL11 é ter parte dos seus investimentos em outros FIIs que investem princialmente mente em ativos logísticos. A estratégia segue o “racional de alocação em fundos multiativos, de gestão ativa e com boa liquidez”. Os ativos em imóveis totalizam 151.331 m² de Área Bruta Locável (ABL) no portfólio.
Até o dia 29 de outubro de 2021, cerca de R$ 4,8 milhões do Pátria Logística foram investidos em aplicações financeiras líquidas. Os investimentos em FIIs totalizam R$ 23,5 milhões até a mesma data e se distribuem em 3 ativos:
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VILG11 – 81%;
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BTLG11 – 12%;
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LVBI11 – 7%.
Resultados e rendimentos do PATL11
O PATL11 iniciou suas atividades no dia 14 de agosto de 2020 e já possui um patrimônio líquido de cerca de R$ 476,25 milhões. O número de cotistas alcançou a marca dos 12.629 e a quantidade de cotas do fundo é de 4.991.535.
O valor patrimonial da cota do Pátria Logística até o dia 29 de outubro de 2021 era de R$ 95,41 e o valor de mercado da cota na mesma data era de R$ 66,31. A taxa de administração e gestão do fundo era de 0,93%.
A receita total do PATL11 no mês de outubro foi de R$ 3,375 milhões, enquanto o resultado acabou sendo de R$ 2,97 milhões. O rendimento distribuído no período foi de R$ 2,84 milhões, equivalente aos R$ 0,57 por cota, mesmo valor dos últimos 2 meses.
A rentabilidade bruta, que por sua vez, considera os fluxos de renda mensal recebidos e a variação do valor da cota do Pátria Logística em cada um dos períodos indicados, resultou em +7,12% até o dia 30 de setembro. Este indicador simula raciocínio comparável ao cálculo do IFIX.
A distribuição de R$ 0,57 por cota do Pátria Logística (PATL11) traz um dos maiores dividend yields do mercado. Do mesmo modo, o P/BV está menor do que a média dos FIIs logísticos no mercado.