Investir em fundos de investimento é um processo bastante simples. Porém, muitos investidores não se atentam aos prazos de resgate dos fundos de investimento.
Ao investir em um fundo, é fundamental se atentar no tempo que o investidor leva para receber o dinheiro a partir da data de pedido de resgate do fundo de investimento. Por isso, saiba aqui tudo sobre o resgate de cotas.
O que é resgate de investimentos?
O resgate de investimentos nada mais é que uma solicitação que o investidor realiza quando se deseja vender as suas cotas de um fundo de investimento. Assim, ao solicitar esse resgate de cotas, o investidor irá receber em troca de suas cotas o valor correspondente a elas.
Como funciona o resgate de investimentos?
Até aqui, parece muito simples. Porém, na hora de se investir em fundos de investimento é necessário que o investidor se atente a alguns fatores, são eles:
- Prazo de cotização: é o tempo que a gestão do fundo leva para usar o dinheiro dos investidores para comprar ativos. Também vale para o prazo necessário para vender esses ativos e transformar as cotas em dinheiro.
- Prazo de liquidação: período que a gestão leva para depositar o dinheiro nas contas dos cotistas após um pedido de resgate;
- Prazo de resgate: é a soma do período de cotização e do período de liquidação.
Assim, percebe-se que, caso o cotista solicite o pagamento de suas cotas do fundo de investimento, são necessários certos prazos para que o investidor receba o seu dinheiro na conta.
Também, observam-se tais informações nas lâminas dos fundos de investimento, ou seja, no documento que contém todas as informações necessárias para se investir no fundo em questão.
É possível resgatar um fundo de investimentos a qualquer tempo?
Dependendo do prazo de resgate de um fundo de investimento, é possível ter o correspondente valor das cotas desse fundo no mesmo dia em que se solicita a recuperação do dinheiro.
Para entender melhor sobre isso, nas lâminas dos fundos são disponibilizadas as siglas D + n – sendo n = quantidade de dias até a conclusão da operação. Essas siglas se referem ao prazo para resgatar as cotas dos fundos.
Portanto, se um fundo oferece a recuperação de suas cotas no mesmo dia, esse prazo estará expresso em D+0. Consequentemente, caso outro fundo tenha o prazo de resgate em D+30, significa que todo o processo de cotização e liquidação leva trinta dias após o pedido de resgate.
Sendo assim, caso o investidor tenha a urgência de realizar o resgate do fundo de investimentos, é necessário que se atente a esses prazos para que não fique em apuros com o dinheiro preso até a liquidação de suas cotas em dinheiro.