Você que já investe em fundos ou está pensando em começar, sabe o que exatamente faz um Gestor de fundo de investimento?

Pensando nessa pergunta, neste artigo iremos mostrar e explicar de forma simples e objetiva algumas definições e características de um gestor de fundo de investimento.

Gestor de fundo de investimento é o profissional responsável pela seleção da carteira de investimentos que compõe o fundo. É quem decide na escolha dos ativos financeiros, quando e quanto comprar ou vender de cada ativo, sempre observando as perspectivas de retorno, risco e liquidez, tendo em vista a política de investimento e os objetivos definidos no regulamento.

A função de um gestor pode ser desempenhada pelo próprio administrador de um fundo ou por terceiro contratado para a posição.

No entanto, esta ocupação deve ser de uma pessoa física ou jurídica credenciada pela CVM como administrador de carteiras de valores mobiliários.

Gestor de fundo de investimento – Definições e características

gestor de fundo de investimento

Os gestores de investimento, também conhecidos como gestores de fundos e gestores de ativos, procuram fazer o dinheiro dos investidores crescer de forma constante e com o menor risco possível de acordo com o objetivo estabelecido.

Deste modo, permitem que os investidores que não têm muito dinheiro invistam em conjunto com outros investidores.

Assim, podem diversificar de forma mais ampla do que seriam capazes de fazer por conta própria.

Portanto, com a ajuda de um gestor de investimento, é possível investir numa ampla gama de diferentes classes de ativos, tais como

Os gestores de investimento cumprem uma vasta gama de regras sobre como se comportar e se relacionar com os investidores.

Também têm o dever de fiscalizar as empresas e os projetos em que investem.

Um fato importante a destacar também é que o gestor seleciona e se relaciona com os intermediários contratados para realizar as operações e emite as ordens de compra e venda em nome do fundo.

Contribui do mesmo modo com autonomia para exercer o direito de voto decorrente dos ativos financeiros detidos pelo fundo.

Gestoras de investimentos – Ranking

gestor de fundo de investimento

As gestoras têm um papel muito importante e significativo nos fundos de investimento.

Por isso, de acordo com uma pesquisa feita pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), selecionamos as 15 melhores gestoras independentes.

  1. BB DTVM AS
  2. ITAU UNIBANCO AS
  3. BRADESCO
  4. CAIXA
  5. BANCO SANTANDER (BRASIL) AS
  6. J SAFRA ASSET MANAGEMENT
  7. BTG PACTUAL
  8. CREDIT SUISSE
  9. BRL DTVM
  10. BW GESTAO DE INVESTIMENTO LTDA
  11. BNP PARIBAS
  12. VOTORANTIM ASSET
  13. OPPORTUNITY ASSET ADM
  14. KINEA INVESTIMENTO LTDA
  15. WESTERN ASSET

Agora, é importante que o investidor faça uma pesquisa sobre seu gestor antes de optar por determinado fundo de investimento, de modo que surpresas desagradáveis sejam evitadas no decorrer do tempo após a realização de um investimento.

Verifique sua qualidade e experiência no mercado financeiro e analise a rentabilidade passada dos fundos geridos.

Em conclusão, quero dizer que gestor de fundo de investimento precisa ser um dos pré-requisitos principais na hora da seleção do fundo, pois é muito importante saber e conhecer quem está gerindo o seu dinheiro.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários