Como aproveitar a inflação alta para ganhar mais dividendos?
Na última divulgação do Boletim Focus, nesta segunda-feira (13), os especialistas do Banco Central fizeram novas projeções de alta da inflação, com perspectiva de fechar o ano em 5,96%. Diante disso, dá para aproveitar o IPCA crescente e ganhar mais dividendos?
Sim, a resposta não poderia ser mais animadora para os investidores. Investimentos indexados ao IPCA como os fundos imobiliários, Fiagro e FI-Infra são ideais para quem quer proteção da inflação com um “ganho extra”.
Entre essas opções citadas, os fundos de investimentos em infraestrutura (FI-Infra), que investem em crédito privado ao setor de infraestrutura, são uma opção a mais para diversificação de portfólio.
Com a maioria dos seus ativos atrelados ao IPCA, os prêmios pagos pelos fundos de infraestrutura superam a inflação.
Além disso, ao contrário dos produtos típicos de renda fixa, os FI-Infra possuem debêntures incentivadas, sendo isentas de impostos de renda.
Como usar a inflação ao seu favor para ganhar mais dividendos?
Os FI-Infra investem em papéis cuja remuneração na maior parte dos casos é atrelada ao IPCA, mas com ‘ganho adicional’.
Em outras palavras, em cenário de aumento de inflação, a remuneração da parcela IPCA desses ativos crescerá acompanhando o índice.
Os fundos de infraestrutura oferecem este portfólio ao investidor, permitindo a exposição a essa carteira IPCA+, ou como chamamos, uma carteira com base em ‘juros reais’”. Ou seja, o investidor recebe dividendos mensais que protegem seu capital.
De igual modo, a dupla isenção fiscal potencializa os ganhos dos investidores de FI-Infra. Grande parte dos produtos de renda fixa que possuem prêmios acima da inflação têm ganhos tributados.
Por fim, é possível aproveitar o contexto de inflação alta para ganhar mais dividendos, investindo em fundos de infraestrutura, que oferecem dividendos com rentabilidade líquida e isentos de imposto de renda.