FIIs têm dia de menor movimentação e IFIX volta a fechar em queda
FIIs campeões de liquidez, como o MXRF1 e o CPTS11, tiveram negociações abaixo da média. veja as principais altas e baixas do dia.
Os FIIs com maior liquidez do mercado negociaram em volumes inferiores aos últimos dias no pregão desta quinta-feira (5), e o IFIX voltou a fechar em queda, pela terceira vez em quatro pregões realizados no mês de setembro.
O principal índice de FIIs fechou em 3.382,37 pontos, recuo de 0,09% em relação ao fechamento de quarta-feira (4). O resultado acumulado na semana e no mês é negativo em 0,33%. No ano, o índice acumula 2,14% de valorização,
O IFIX repetiu durante o dia o cenário do início da semana: abriu em alta e atingiu a máxima rapidamente, desta vez em 3.388,44 pontos, e depois caiu para o patamar negativa ao longo da tarde, chegando ao piso de 3.380,84 pontos perto do fechamento, para um avanço leve nos minutos finais.
Embora o Ibovespa tenha mantido a tendência de alta, e dados recentes da economia dos EUA projetem para o início do ciclo de queda dos juros no país daqui a duas semanas, o mercado de FIIs parece estar sendo mais impactado, neste começo de setembro, pelas pressões altistas sobre o Copom. que ´já vinham crescendo foram puxadas nesta semana pelo anúncio do PIB do segundo trimestre de 2024, acima das projeções do mercado.
Embora a tendência de consenso ainda seja de que a Selic será mantida em 10,5% na reunião do próximo dia 18, vêm crescendo as pressões para a retomada de um movimento de alta, a fim de manter a inflação mais perto da meta de 3% ao ano. A possibilidade é vista como negativa para os fundos imobiliários de tijolo, embora possa beneficiar os FIIs de papel, especialmente aqueles que priorizam papéis com remuneração atrelada ao CDI.
FIIs têm dia mais fraco; veja altas e baixas
O fundo imobiliário MXRF11 manteve a liderança no volume de cotas negociadas durante o pregão, mas pela primeira vez no mês ficou abaixo de sua média de agosto, de cerca de 1,5 milhão de cotas vendidas por dia. O GARE11 ficou acima de seu volume mensal e conseguiu superar o CPTS11 na segunda posição.
- Maiores Altas
- Maiores Baixas
O IFIX é o principal índice do mercado de fundos imobiliários. Desde segunda-feira (2), a carteira teórica passou a contar com 115 FIIs de todos os segmentos, escolhidos pela B3 a partir de indicadores como valor patrimonial, regularidade nos dividendos e liquidez das cotas dos FIIs, além de outros fatores. A atual seleção vai até dezembro.