LVBI11: o que mais chama a atenção nesse fundo imobiliário?
Confira os principais destaques sobre o fundo imobiliário LVBI11 e o que mais chamou a atenção de um analista sobre esse FII.
O LVBI11 é um fundo imobiliário do segmento logístico e industrial, que conta com quase 6 anos de existência no mercado. Com um patrimônio superior a R$ 2 bilhões, ele é um dos maiores FIIs do Brasil em número de cotistas, contando com 131 mil investidores.
Mas afinal, quais são as principais características? Segundo Pedro Dafico, analista CNPI da Suno Research especializado em FIIs, um dos principais destaques em relação ao fundo imobiliário LVBI11 é a sua taxa de administração, equivalente a 1,01% do patrimônio líquido.
Quando o FII se iniciou, sua taxa de administração era de 1,30%. Conforme o patrimônio cresceu, as despesas foram reduzidas e o fundo conseguiu alcançar maior eficiência.
Somente no ano de 2024, as despesas totais do FII LVBI11 tiveram uma redução de aproximadamente 10%. Ao observar as despesas operacionais, essa diminuição chega a 17%.
Carteira do LVBI11: analista destaca vacância baixa e ativos bem localizados
O especialista destaca o vasto portfólio de ativos que o fundo possui, com uma Área Bruta Locável (ABL) própria de 519.530 metros quadrados. O que também chama a atenção é a baixa vacância do FII LVBI11, de apenas 0,8%. Já o prazo médio remanescente de seus contratos de locação é de 52 meses.
Dentre os contratos de locação atualmente firmados, 61% deles têm modalidade atípica, enquanto o restante se refere a contratos atípicos (33%) e RMG (6%).
Além da alta diversificação de locatários, a carteira do fundo LVBI11 também conta com inquilinos de baixo risco de crédito, como Scania, Amazon, Ambev e outros.
Os imóveis da carteira do LVBI11 também chamam a atenção por suas “boas localizações”. Isso porque 48% do portfólio está dentro de um raio de 30 km da cidade de São Paulo. O restante está localizado próximo de regiões metropolitanas de outras capitais, como Curitiba, Belo Horizonte e Salvador.
A parcela de 21% dos ativos que está em Extrema, em Minas Gerais, se encontra há cerca de 100 km da capital paulista, além de ser um local que traz diversos benefícios fiscais que fomentam o polo logístico deste local.
Embora a vacância atual do fundo LVBI11 esteja bastante baixa, isso não é um momento isolado, visto que a vacância deste FII, em média, tem sido historicamente controlada.
Dafico destaca também a qualidade imobiliária “bem relevante” dos imóveis do LVBI11, já que 95% deles é classe A e 5% é categorizado como classe B.
Vale registrar que tanto esta matéria quanto o vídeo visam apenas informar sobre características do LVBI11 e sua carteira de ativos, mas não representam recomendação de compra e venda de ativos.