TRBL11 aluga galpão de Contagem à Shopee e zera vacância do imóvel
O TRBL11 (Tellus Rio Bravo Renda Logística) anunciou a locação integral do imóvel TRBL Contagem, em Contagem (MG), para a SHPX Logística, empresa ligada à Shopee.
Com a operação, o fundo passa a ter 100% da Área Bruta Locável (ABL) do ativo ocupada e reduz a vacância física do portfólio para 3,3%.
O imóvel havia sido desocupado após a rescisão unilateral de contrato pelos Correios. Segundo o fato relevante, o fundo realizou a cobrança de multa superior a R$ 330 milhões, no âmbito da discussão contratual envolvendo o ativo. Com a nova locação, o imóvel volta a gerar receita imobiliária ao fundo.
Contrato de cinco anos
De acordo com a gestão, o contrato com a Shopee tem prazo de 60 meses e valor compatível com o mercado logístico da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O impacto estimado no resultado é de R$ 0,26 por cota ao mês, a partir do primeiro recebimento, previsto para maio. A Shopee passa a representar 34,4% da receita imobiliária contratada do fundo.
Segundo Anita Scal, sócia e diretora de Investimentos Imobiliários da Rio Bravo Investimentos, a locação ocorreu antes do prazo inicialmente projetado pela gestora. Ela afirmou que, após a desocupação, foi estruturado um plano de ação com definição de perfil de crédito desejado e prazo estimado de comercialização de 12 meses, valendo a partir de agosto de 2025.
Ainda de acordo com a executiva, a gestão protocolou pedido judicial para retomada do imóvel e iniciou o processo de comercialização com base na liquidez do ativo e na demanda da região.
Região e perfil do inquilino
Segundo a executiva, a Região Metropolitana de Belo Horizonte encerrou 2025 com vacância próxima de 6% no segmento logístico. Ela afirmou que se trata de uma região estratégica para operações de distribuição.
A Shopee, conforme declaração da diretora, adota critérios técnicos na escolha de centros de distribuição, priorizando ativos com especificações técnicas, infraestrutura e localização adequadas para operações de grande escala.
Com a locação, o TRBL11 reduz a vacância física do portfólio para 3,3% e passa a ter 34,4% da receita imobiliária contratada concentrada no novo locatário.etória.