|CMN| – Integrantes, funções e competências

|CMN| – Integrantes, funções e competências

O CMN foi um órgão instituído pela Lei 4.595 em 31 de dezembro de 1964.

Essa instituição (Conselho Monetário NacionalCMN) tem como objetivo controlar o valor do dinheiro que utilizamos no dia-a-dia na compra de produtos e serviços diversos.

Além disso, o CMN é um órgão que está no topo do Sistema Financeiro Nacional e cuida da política da moeda e do crédito no país, a fim de garantir a estabilidade e o desenvolvimento econômico e social.

Conselho Monetário Nacional – Integrantes e funções

cmn

Como órgão máximo do sistema financeiro nacional, o CMN é um órgão normativo e tem diversas funções a cumprir.

No entanto, para atender todas as competências e objetivos a ele atribuídas ele possui o auxílio dos órgãos supervisores que são:

Integram o CMN:

O Conselho Monetário Nacional passou por muitas mudanças desde sua criação.

Várias foram as alterações na sua composição, que já contou com:

Competências do Conselho Monetário Nacional

cmn

Compete ao Conselho Monetário Nacional:

No geral, ficou bem evidente que é o CMN quem normatiza as atividades das outras entidades do mercado, que devem cumprir seus regulamentos.

Em suma, o CMN determina todas as regras que devem ser seguidas pelos agentes que operam no mercado. Por isso, ele está acima de qualquer outra organização que envolva o mercado financeiro do Brasil.

ACESSO RÁPIDO
    Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo
    foto: Rafael Campagnaro
    Rafael Campagnaro

    Engenheiro mecânico por formação, estuda e investe no mercado de capitais desde 2016. Entusiasta do Value Investing, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro desde que iniciou no universo das finanças. Acredita que o mercado de capitais é uma das alavancas que contribuem para o desenvolvimento da humanidade.

    últimas notícias