Cotas Imobiliárias: saiba tudo sobre esse modelo de negócios!

Cotas Imobiliárias: saiba tudo sobre esse modelo de negócios!

Modelo de negócios que teve sua origem nos Estados Unidos, as Cotas Imobiliárias se tornaram destaque no Brasil, já que permitem que uma pessoa seja proprietário de uma unidade habitacional dentro de um resort, clube ou hotel. Conheça tudo o que você precisa saber sobre esse investimento

O que são Cotas Imobiliárias?

As cotas Imobiliárias ou propriedades fracionadas nada mais são que um modelo de negócios que permite aos investidores adquirirem qualquer tipo de imóvel de forma fracionada.

Geralmente, o sistema de cotas imobiliárias  ocorre em imóveis utilizados para o lazer. Assim, famílias que adquirem frações de um bem terão direito a utilizá-lo por um prazo definido no ano e, em compensação, as despesas do bem serão divididas entre todos os outros proprietários.

Qual a diferença entre Cotas Imobiliárias e Cotas de Fundos Imobiliários?

É interessante pontuar as principais diferenças entre ter um contato de cotas imobiliárias e Cotas de Fundos Imobiliários, são:

Vantagens das Cotas Imobiliárias

Como já dito, uma das principais vantagens das Cotas Imobiliárias se referem ao compartilhamento de custos. Logo, ao adquirir frações de um imóvel, a pessoa paga apenas uma fração proporcional aos custos anuais incorridos da manutenção do bem.

Além disso, as Cotas Imobiliárias fornecem a oportunidade de famílias adquirirem imóveis sem a necessidade de gastar quantias exorbitantes de dinheiro. Assim, é possível ser dono de parte de um imóvel com uma ínfima parcela do que seria gasto ao adquiri-lo por inteiro.

Por último, cabe salientar que uma das grandes vantagens nesse tipo de investimento acontece em função da não utilização de algum dos períodos que compõem a Cota Imobiliária adquirida. Posto isso, o proprietário poderá destinar o imóvel para locação, gerando um retorno financeiro.

Desvantagens das Cotas Imobiliárias

Apesar das grandes vantagens, existem desvantagens que precisam ser mencionadas. São elas:

Como Declarar uma Cota Imobiliária?

cotas-imobiliarias

Primeiramente, as Cotas Imobiliárias devem ser declaradas anualmente no Imposto de Renda.

Esses ativos são considerados vitalícios como qualquer outro imóvel, mesmo não sendo integralmente propriedade do declarante. Por se tratar de um ativo, precisa ser declarado na categoria imóveis, na ficha de bens e direitos.

Cotas Imobiliárias são um bom investimento?

Afinal, dadas as vantagens e desvantagens, será que investir em Cotas Imobiliárias vale a pena? Essa é uma pergunta que deve ser analisada individualmente, conforme o perfil e os interesses de cada investidor ou família.

Se o objetivo ao investir em Cotas Imobiliárias for o de obter retorno financeiro, é interessante analisar, também, outras classes de ativos, como os Fundos Imobiliários, antes de tomar uma decisão. Entretanto, caso a intenção seja obter uma segunda casa a preços mais acessíveis, as Cotas Imobiliárias podem ser um bom negócio.

ACESSO RÁPIDO
comente este artigo últimas notícias