Viver de dividendos: Já imaginou como seria ter uma vida onde a renda seria do lucro das empresas que você investe?

Pois é, investir em empresas que pagam dividendos pode ser um método eficaz para alcançar este objetivo.

Em resumo, os dividendos se definem como o pagamento em dinheiro feito aos acionistas por ação, citado como um valor em reais ou como uma porcentagem do valor de mercado. São normalmente pagos com os lucros da empresa ou com capital acumulado e podem ser distribuídos na forma de dinheiro, ações ou, raramente, em propriedades.

Sendo assim e de acordo com a lei, um fato importante a se destacar é que as empresas com ações na bolsa de valores são obrigadas a distribuir, no mínimo, 25% do lucro anual.

No entanto, existe a possibilidade das empresas pagarem porcentagens maiores, podendo chegar em 100% do lucro obtido.

Neste contexto, ao comprar ações, o investidor está adquirindo uma pequena parte de uma empresa.

Por isso, o caminho natural para quem quer ganhar mais é diversificar e aplicar uma parte dos recursos em investimentos mais agressivos.

Com pouco dinheiro eu consigo investir e obter dividendos?

dividendos

Investir em dividendos com pouco dinheiro pode ser mais passivo, porém, um investidor já consegue começar a montar sua carteira com apenas o valor de uma ação.

O preço das ações na bolsa de valores normalmente varia entre R$ 10 e R$ 50 cada.

Deste modo, uma carteira diversificada é o ideal para que o risco de mercado seja equilibrado.

Para destacar, um fato relevante a se considerar é que os dividendos são isentos de imposto de renda. As empresas distribuem após pagarem os seus tributos.

Investir em dividendos é bom?

dividendos

À primeira vista parece óbvio que investir em ações que pagam dividendos é bom, porém existem alguns fatos que precisam ser considerados.

Primeiro, as empresas podem mudar a sua política de rendimentos. É normal que as empresas paguem os dividendos, mas às vezes elas decidem cortar ou até mesmo eliminá-los.

Com isso, pode ser que essas empresas estejam focadas no crescimento, usando esse dinheiro para fazer mais investimentos no próprio negócio ou na criação de novos produtos e projetos.

Veja quais são os passos para obter dividendos em seus rendimentos:

  • Abra uma conta em uma corretora de valores;
  • Aprenda a operar na bolsa de valores;
  • Invista em ações de empresas que são boas pagadoras de dividendos;
  • Reinvista os dividendos;

Com que frequência os dividendos são pagos?

Os dividendos podem ser pagos uma vez por ano, semestral, trimestral ou até mensalmente.

Cada empresa decide a periodicidade e deve informar aos acionistas qual é sua política de distribuição.

Investir em dividendos vale a pena?

dividendos

Investidores inteligentes focam em comprar ações que conseguem controlar, ou seja, ações que pagam dividendos de forma confiável.

Enquanto que os preços das ações são voláteis, os pagamentos de dividendos variam muito menos.

Consequentemente, ter com foco a renda que se recebe das ações, em vez do preço delas, pode minimizar a ansiedade provocada pela queda nos preços das ações e com isso continuar a receber os dividendos tranquilamente.

Considerações

Sobretudo, montar uma carteira para receber dividendos não é apenas viável, mas também uma ótima maneira de receber uma renda constantemente.

Os parâmetros aqui apresentados obviamente não são a única forma de selecionar ações de dividendos, e talvez nem a que lhe dará o maior retorno. Porém, no longo prazo utilizando esses critérios você tem grandes chances de receber bons dividendos de maneira constante e positiva.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários