Fundo de investimento em cotas – Guia de conhecimento

O Fundo de Investimento em Cotas (FIC) é uma aplicação muito conhecida entre investidores que procuram diversificação e tranquilidade.

Por meio de um fundo de investimento em cotas, o investidor faz uma aplicação em diversos produtos, sem a necessidade com obtê-los separadamente.

Mas o que é um fundo de investimento em cotas? É simplesmente um fundo que compra cotas de outros fundos de investimentos disponíveis no mercado. Esta aplicação é emitida por instituições financeiras, onde há uma equipe que gerencia toda a composição da carteira.

O que é uma cota

fundo de investimento em cotas

Uma cota é uma fração de um fundo.

A soma de todas as cotas compradas pelos investidores resulta no valor do patrimônio de um fundo de investimento.

O valor da cota é resultante da divisão do patrimônio líquido do fundo pelo número de cotas existentes.

Quando o investidor aplica seu dinheiro em um fundo, ele está adquirindo uma determinada quantidade de cotas, cujo valor é diariamente apurado.

O que são fundos de investimento em cotas

Os FICFIs (Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento) compram cotas de um ou mais fundos.

Geralmente, é nesse tipo de fundo que a maioria dos investidores aplica seu dinheiro.

Diferentemente dos fundos de investimento, que negociam diretamente no mercado, comprando e vendendo ações, títulos e outros tipos de aplicações, os FICFIs devem ter no mínimo 95% do seu patrimônio alocado em cotas de fundos de investimento.

O restante do seu patrimônio, ou seja, apenas 5%, pode ser investido diretamente no mercado em títulos privados ou públicos, de acordo com o que o gestor achar que vale a pena.

Entretanto, os FICFIs oferecem ao gestor mais flexibilidade na hora de movimentar os recursos do fundo, pois as operações se resumem basicamente a comprar e vender cotas quando um cliente faz uma aplicação ou solicita um resgate.

Como se calcula a cota de um fundo

fundo de investimento em cotas

Para calcular quanto o investidor obteve de rendimento, basta dividir o valor atual da cota pelo valor da cota do dia da aplicação.

Com isso, para apurar o valor atual do investimento, multiplique a quantidade de cotas pelo seu valor no dia.

Essa apuração de cotas é uma atividade realizada pelo administrador do fundo.

O gestor passa as informações para o administrador, que divulga diariamente o valor da cota e quando rendeu o fundo naquele dia, no mês e no ano.

Porém, o valor da cota se altera diariamente, mas sua quantidade é sempre a mesma, a menos que:

  • Seja feito um resgate (sua quantidade de cotas diminui);
  • Seja feita uma nova aplicação (um novo montante de cotas está sendo adquirido);
  • Seja recolhido o Imposto de Renda ("come-cotas"). Neste caso, o valor devido de IR será abatido em quantidade de cotas.

O representante do seu dinheiro no fundo, ou seja, o administrador, é responsável por todos os dias divulgar os valores das cotas.

Já o gestor, envia as informações sobre os investimentos que ele fez com os recursos, e o administrador informa não apenas o valor da cota, mas qual foi a rentabilidade.

Em linhas gerais, o FIC é um investimento bastante vantajoso para o investidor.

Com isso, podemos definir o fundo de investimento em cotas uma aplicação bastante diversificada e com exposição indireta aos ativos, sendo, por isso, muito atrativo para investidores conservadores.

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários