O que é fundo de investimento – Saiba identificar os melhores

Investir tem se tornado algo mais comum para o brasileiro ao passar dos anos, e para ajudar o investidor, vamos apresentar nesse artigo o que é fundo de investimento.

Mas, saber o que é fundo de investimento pode ajudar a começar, porém, é necessário que o investidor identifique seu perfil, para assim poder escolher de forma mais assertiva na hora de fazer suas aplicações.

Nesse sentido, podemos resumir o que é fundo da seguinte forma: O fundo, que é mais comum chamar de fundo de investimento, é um mecanismo que reúne o dinheiro de diversas pessoas com o objetivo de obter rendimentos através de um gestor qualificado que terá todo trabalho de analisar o mercado de investimentos e fazer as melhores escolhas para obter os melhores resultados de acordo com o perfil do fundo.

Logo, o objetivo final dos investidores é obter ganhos a partir da aplicação no mercado financeiro.

Graças a esta forma de investimento coletivo, é possível aplicar em diversos tipos de produtos financeiros, com diferentes graus de rentabilidade e risco, sem precisar de grandes valores.

E o mais interessante é que o investidor terceiriza o trabalho de gestão para um profissional, tendo assim, tranquilidade em seus investimentos.

O que é fundo de investimento - Quem pode investir

o que é fundo

Desde o pequeno investidor ao grande investidor, pessoas físicas e jurídicas.

No entanto, é importante ficar atento, pois, cada fundo tem um perfil específico de investidor sendo um investimento muito abrangente no mercado financeiro.

O que é fundo de investimento - Quais são as taxas cobradas

A taxa de administração que é o encargo cobrado sobre o valor do fundo pelo Administrador, e a taxa que pode ser pelo resultado do fundo (performance) e também de ingresso e saída do fundo.

Veja suas características:

  • Taxa de administração

Percentual pago pelos cotistas para remunerar todos os prestadores de serviço do fundo.

É uma taxa expressa ao ano, mas calculada e deduzida diariamente.

Essa taxa afeta no valor da cota, porém, a rentabilidade divulgada pelo fundo já vem líquida dessa cobrança.

  • Taxa de performance

Percentual cobrado quando a rentabilidade do fundo supera a de um indicador de referência.

Essa cobrança é feita após a dedução de todas as despesas e tem sua periodicidade semestral.

Linha d’agua – metodologia utilizada para a cobrança da taxa de performance.

  • Taxa de ingresso ou de saída

São cobradas na aquisição de cotas do fundo ou quando o investidor solicita o resgate.

A taxa de saída é normalmente mais cobrada, devido existir um prazo para o resgate das cotas e o investidor quer fazer a retirada antes.

O que é fundo de investimento - Quais são as vantagens

o que é fundo

  • Para o investidor individual com um capital menor, a acessibilidade de diversas modalidades com volumes e recursos que não estariam disponível, aumentando a diversificação de investimentos disponíveis
  • Para pequeno investidor mais alternativa para a diversificação de carteira
  • Divisão entre os participantes da taxa administrativa do fundo de investimento
  • A união de investidores em um fundo de investimento permite que as economias possam ser voltadas coletivamente ao mercado imobiliário

O que é fundo de investimento - Considerações

Deste modo, ao escolher essa modalidade de investimento, considere fatores como, perfil de investidor, riscos e custos associados.

Uma dica interessante para o investidor são os fundos de investimento imobiliário. Essa aplicação obtém excelentes vantagens. Vale a pena conferir.

Por fim, este artigo mostrou de forma simples e objetiva o que é fundo de investimento, no entanto, é importante que o investidor sempre busque conhecimento para assim poder ter condições de fazer as melhores escolhas para suas aplicações.

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários