Liquidação do SARE11: tudo que você precisa saber sobre o encerramento do FII

Liquidação do SARE11: tudo que você precisa saber sobre o encerramento do FII
Liquidação do SARE11: tudo que você precisa saber sobre o encerramento do FII

O processo de encerramento do fundo imobiliário SARE11 entrou em sua fase decisiva após a aprovação da liquidação em Assembleia Geral de Cotistas.

Imagem convidando internauta a entrar no canal do FIIs.com.br do Whataspp. Imagem mostra logo e o texto "Tenha acesso às principais atualizações e notícias do Mercado de Fundos Imobiliários" com o botão "Entrar no grupo".

Desde então, uma sequência de etapas vem sendo concluída, e a gestão do SARE11 reforça que os investidores devem redobrar a atenção quanto às obrigações tributárias que acompanham o encerramento do FII, principalmente sobre o envio do custo médio de aquisição das cotas.

A etapa mais relevante ocorreu em 16 de outubro, quando o fundo concluiu a venda integral de seus ativos ao BTLG11. A transação, avaliada em R$ 447,6 milhões, foi estruturada por meio da subscrição e integralização de aproximadamente 4,3 milhões de cotas do próprio BTLG11, que passaram a compor o patrimônio do SARE11 junto com os valores mantidos em caixa.

Poucos dias depois, em 23 de outubro, as cotas do fundo imobiliário SARE11 deixaram de ser negociadas na B3. Desde o fim do pregão daquela data, os papéis permanecem bloqueados e só serão liberados no momento da liquidação, quando serão transferidas as cotas do BTLG11 e efetuado o pagamento em dinheiro proporcional a cada investidor.

Outras etapas da liquidação do SARE11

Desde 28 de outubro está aberta uma das etapas mais importantes desse processo, que é o período de manifestação sobre o custo médio das cotas, que seguirá até 27 de novembro.

Nesse intervalo, todos os cotistas do SARE11 deverão informar ao administrador o custo de aquisição médio de suas posições, além de sua situação tributária.

A gestão diz que o preenchimento correto deve ser feito para evitar retenções indevidas de imposto de renda, já que a ausência de informação resultará em tributação automática, considerando custo médio igual a zero.

O envio das informações deverá ser realizado exclusivamente pela plataforma do BTG Pactual, acessível a partir de 28 de outubro pelo endereço.

Caso algum cotista do fundo SARE11 enfrente dificuldades de acesso, o administrador deverá ser contatado até o dia 27 de novembro pelo seu e-mail SC, com o assunto “Formulário – Liquidação SARE11”. Após o envio, não será possível alterar os dados registrados.

O cronograma da liquidação prevê ainda a divulgação, em 2 de dezembro de 2025, da proporção de cotas de BTLG11 que será destinada aos cotistas do SARE11, bem como do valor em dinheiro que servirá como amortização complementar.

A entrega das cotas de BTLG11 está marcada para 5 de dezembro, enquanto o cálculo final do custo médio, que servirá de base para a apuração do imposto de renda, ocorrerá em 9 de dezembro. A finalização da liquidação do SARE11, com o pagamento do valor remanescente das cotas, está prevista para 11 de dezembro.

Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça. notícias relacionadas últimas notícias