Dividendos do MGHT11 sobem 17% em 2022; FII é negociado com desconto de 37%

Dividendos do MGHT11 sobem 17% em 2022; FII é negociado com desconto de 37%
Dividendos do MGHT11 sobem 17% em 2022; FII é negociado com desconto de 37%

O fundo imobiliário MGHT11 pagou R$ 0,65 por cota em dividendos aos seus investidores nesta segunda-feira (21), mantendo o patamar de distribuição do mês anterior.

Durante o ano de 2022, entre os meses de janeiro e setembro, o FII MGTH11 conseguiu manter o pagamento de R$ 0,80 por cota em rendimentos, número que se reduziu nos meses de outubro e novembro.

Mesmo com essa queda mensal, os dividendos do MGHT11 acumulam R$ 8,50 por cota em rendimentos distribuídos neste ano, representando uma alta de 17% em relação ao ano passado, quando pagou R$ 7,2589 por cota nos 11 primeiros meses de 2021.

Dividendos do MGHT11 se destacam no setor hoteleiro

O dividend yield do MGHT11 é de 16,94%, sendo de longe o maior pagador de dividendos entre FIIs do segmento de hotéis nos últimos 12 meses, mais de 3 vezes o DY do segundo colocado.

Apesar disso, é o segundo entre os FIIs do setor com o maior desconto no preço de suas cotas no que se refere ao valor patrimonial. Atualmente, o patrimônio líquido do fundo MGHT11 é de quase R$ 113 milhões, equivalente a R$ 86,00 por cota, enquanto o valor de mercado é de R$ 71 milhões, correspondendo a R$ 54,11 por cota.

Com isso, o preço sobre valor patrimonial  (P/VP) do fundo imobiliário MGHT11 está na casa dos 0,63, sendo negociado com um desconto de 37%, sobretudo após uma queda no valor de suas cotas a mercado de 39% nos últimos 12 meses, frente ao cenário adverso para o setor.

“pior momento de baixa temporada já ficou para trás”, diz gestão

Para a gestão do MGHT11, o mês de setembro mostrou que o pior momento de baixa temporada já ficou para trás, embora a sazonalidade da baixa temporada e o tempo ruim continuem pesando nas operações.

“Observamos uma melhora nos resultados principalmente na receita de alimentos e bebidas que continuam sólidas e o aumento de ocupação e valor da diária das operações. A melhora expressiva do resultado vem do aumento de receitas enquanto os custos permanecem de lado”.

Nesse cenário, setembro foi o primeiro mês com resultado positivo no nível da atividade hoteleira em todos os hotéis, sinalizando uma certa maturidade do portfólio do MGHT11.

Como destaque do período, se observou a performance de Lapa e Copacabana por conta do Rock in Rio. A gestão também disse que há tratativas avançadas para duas novas operações de alimentos e bebidas em Floripa, substituindo a operação própria que chegou ao fim do acordo com a Layback.

Em seu relatório do mês de setembro, a equipe Selina afirmou que continua focada em aumentar sua eficiência operacional. Desde o início do ano, as despesas operacionais no nível dos hotéis diminuíram em cerca de 10%, sendo que os esforços de redução de custos também continuam.

Em relação ao faturamento, a gestão do MGHT11 aponta que as mudanças no modelo de exploração e parcerias trouxeram um crescimento relevante das receitas de alimentos e bebidas, com praticamente todas as unidades apresentando vendas em setembro (baixa temporada) acima de janeiro (alta temporada).

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foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado financeiro, fundos imobiliários e economia popular.

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