É possível ficar rico com fundos imobiliários?
Ao investir em FIIs, muitos investidores buscam gerar renda e construção de riqueza. Mas é possível ficar rico com fundos imobiliários?
Os fundos imobiliários são essencialmente ativos geradores de renda. Isso porque os FIIs precisam distribuir aos investidores pelo menos 95% dos lucros auferidos durante o semestre. A partir disso, a maioria deles opta por distribuir dividendos mensais, possibilitando que o cotista possa gerar renda passiva no setor imobiliário.
Ao escolher um determinado tipo de ativo, os investidores podem ter diferentes estratégias e objetivos. Alguns querem apenas superar a inflação, enquanto outros buscam gerar riqueza com o passar dos anos. Mas será que é viável construir riqueza com fundos imobiliários?
Em outras palavras, será que é possível ficar rico com fundos imobiliários? Confira a seguir o que diz o professor Baroni, especialista de FIIs da Suno.
É possível ficar rico com fundos imobiliários?
A construção de riqueza pode ser realizada com qualquer ativo que o investidor tenha em seu ciclo de competência, ou seja, aquele que se tenha mais capacidade de tomar melhores decisões.
No entanto, definir o conceito de “riqueza” pode ser algo muito subjetivo, dependendo da visão que se tem sobre o assunto. Para alguns, riqueza é ter milhões de reais em patrimônio, enquanto para outros é ter uma renda passiva considerável para pagar suas contas sem a necessidade de trabalhar ou trabalhando menos.
Por isso, cada visão distinta sobre o que é riqueza pode trazer diferentes objetivos nos investimentos, assim como novos desafios que cada um vai se submeter.
De forma geral, Baroni explica que, apesar dos fundos imobiliários terem 30 anos de existência, durante os primeiros 25 anos os FIIs eram pouco representativos no mercado. Portanto, foi nos últimos 5 anos que a grande maioria dos investidores atuais começaram a investir nesse tipo de ativo.
“95% das pessoas que investem em fundos imobiliários hoje entraram no mercado nesses últimos 5, 6 ou talvez 7 anos. É um tempo relativamente curto para que você possa efetivamente construir riqueza apenas com os fundos imobiliários”, explicou o especialista da Suno.
Por essa razão, apesar dos juros compostos e o reinvestindo de dividendos de FIIs serem capazes de gerar o efeito “bola de neve” para a construção de riqueza, é necessário mais tempo e uma visão de longo prazo para que esse efeito seja alcançado e os objetivos com os fundos imobiliários possam ser vistos.
“Na minha visão, a construção de riqueza com fundos imobiliários só vai acontecer quando tivermos um tempo maior com este novo formato de FIIs que a gente viu nascer nesses 5 ou 6 anos para cá”, conclui Baroni.
Por fim, vale ressaltar que isso não significa que o investidor deve necessariamente comprar apenas fundos imobiliários. A diversificação de investimentos, tanto nos segmentos e estratégias de FIIs, quanto em ações e renda fixa pode ser mais importante para uma construção sólida de riqueza no longo prazo, dependendo do perfil de risco e dos objetivos do investidor.