XPML11 conclui operação de compra e venda que vai movimentar mais de R$ 300 milhões


O fundo imobiliário XPML11 anunciou a conclusão de uma operação estratégica envolvendo o Shopping Internacional Guarulhos FII. O negócio foi realizado com o FII CPSH11 e contemplou a compra e venda de participações em cinco empreendimentos do setor de shopping centers.

A transação, conduzida por meio do Internacional FII, um veículo integralmente controlado pelo fundo imobiliário XPML11, resultou na aquisição de 10% do Praia de Belas Shopping, 4,53% do Shopping Metrô Tatuapé, 15% do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé e 5,5% do Shopping Iguatemi Bosque.
Como contrapartida, o fundo vendeu 4,81% de sua participação no Internacional Shopping Guarulhos.
Pela venda parcial do shopping em Guarulhos, o fundo recebeu R$ 76,7 milhões à vista. Já as aquisições totalizaram R$ 266,6 milhões, pagos na mesma data, utilizando recursos da 13ª emissão de cotas do fundo XPML11 e parte do montante obtido na alienação.
Além disso, estão previstas duas parcelas complementares de R$ 39,15 milhões cada, com vencimento em outubro de 2026 e outubro de 2027, ambas corrigidas pelo IPCA.
Saiba mais sobre o acordo do XPML11
A estrutura do acordo também prevê um possível pagamento adicional (earnout), condicionado ao desempenho operacional do Praia de Belas Shopping, Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé.
De acordo com as estimativas da gestora do FII XPML11, esse valor não deve ultrapassar R$ 10 milhões e, se confirmado, será pago junto à última parcela da operação.
O Internacional Shopping Guarulhos, localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, é um dos principais ativos do portfólio do XPML11.
Com ABL de 75,4 mil m², abriga mais de 360 lojas, 15 salas de cinema, restaurantes e uma unidade do Poupatempo. Após a venda parcial, o fundo segue com 15,09% de participação no empreendimento.
Entre os ativos adquiridos, um dos destaques é o Praia de Belas Shopping, localizado em Porto Alegre (RS). Inaugurado em 1991 e administrado pela Iguatemi S.A., o empreendimento conta com 47,2 mil m² de ABL, cerca de 2.500 vagas e mais de 200 lojas, incluindo marcas como Nike, Lindt, IPlace e Outback, além de futuras inaugurações do Grupo Zaffari e da H&M.
Com a nova aquisição, o XPML11 eleva sua participação no ativo para 23%, consolidando sua presença em um dos shoppings mais relevantes do Sul do país.