Fundo imobiliário cogita “incorporar” 3 outros FIIs da mesma gestora; entenda a operação
Fundo imobiliário VRTM11 prepara proposta para assumir ativos e base de cotistas dos fundos OUFF11, OURE11 e FAOE11.
O Fator, responsável pela administração do fundo imobiliário Fator Verità Multiestratégia FII (VRTM11), está avaliando uma operação para unir os ativos e a base de investidores dos FIIs OUFF11, OURE11 e FAOE11. Os três fundos são administrados pelo Banco Ourinvest e geridos pela Fator Asset.
O anúncio foi feito por fato relevante divulgado nesta semana. A estrutura inicial pretende que a potencial união dos fundos, se for concretizada, ocorra por meio de aquisição, pelo VRTM11, da totalidade dos ativos. Isso inclui o pagamento em recursos financeiros e em novas cotas que seriam fruto de uma possível segunda emissão do fundo multiestratégia do Fator.
A administradora do FII VRTM11 pretende apresentar, a cada um dos fundos, no prazo estimado de até 90 dias corridos a partir da divulgação do fato relevante, a proposta de aquisição dos ativos.
O objetivo inicial é que cada proposta de aquisição contenha os esclarecimentos sobre a operação, o preço de aquisição e a forma de pagamento.
Fundo imobiliário pode realizar nova captação
A realização da incorporação dos fundos e da possível emissão de cotas, inclusive seu cronograma estimado, estão sob análise do fundo VRTM11 por meio de seus prestadores de serviços.
Além disso, a operação precisa ser aprovada por assembleia extraordinária de cotistas de cada fundo envolvido na operação. Caso venham a ser realizadas, tanto a aquisição dos fundos e a emissão de cotas serão conduzidas em conformidade com a legislação e a regulamentação aplicáveis, diz a administradora.
Dos fundos que podem ser incorporados pelo VRTM11, o OUFF11 é do tipo fundo de fundos, enquanto o OURE11 e o FAOE11 são FIIs híbridos focados em operações estruturadas. Já o VRTM11 é um fundo imobiliário multiestratégia.
A administradora dos três fundos anunciou em fato relevante publicado na quarta-feira (3) informando que ainda não recebeu qualquer proposta do Banco Fator.
Quando isso ocorrer, a Ourinvest publicará novo Fato Relevante, “informando sobre o recebimento de proposta e sobre a potencial operação e suas condições, bem como tomará todas as providências cabíveis sobre o tema” a respeito da proposta feita pelo fundo imobiliário VRTM11..