XPML11 anuncia compra de 30% das ações da Cidade Jardim Shops
O Fundo imobiliário XP Malls (XPML11), administrado por BTG Pactual Serviços Financeiros S.A. DTVM e gerido por XP Vista Asset Management, divulgou nesta terça-feira (29), através de fato relevante, a aquisição de 30% das ações da Cidade Jardim Shops S.A., titular do CJ Shops Jardins.
O Shops se localiza no bairro dos Jardins, em São Paulo. Importante lembrar que no dia 14 de agosto de 2019, o XPML11 assinou um contrato de compra e venda de ações com a outra parte. Essa assinatura se refere a 30% das ações da Cidade Jardim Shops S.A., que por sua vez, é a detentora do Shops.
Além disso, essa compra de ações está sujeita ao cumprimento de condições que foram pré-estabelecidas, e assim, concluídas. Na data desta nova divulgação, o XPML11 relata que se pagou a última parcela do valor de compra. Com isso, ocorreu a celebração do termo de fechamento entre as partes.
Detalhes da operação do XPML11
Segundo aponta o XP Malls, essa operação de compra atende a política de investimento do fundo. Além disso, ela “reforça a estratégia de comprar participações minoritárias em shopping centers em operação, nas principais cidades do país e cujo administrador seja renomado nacionalmente e idealmente também sócio do empreendimento”.
De acordo com a estimativa da gestora do XPML11, o resultado da compra do ativo pode ser no valor de mais de R$ 2,187 milhões, considerando o período já do primeiro ano de operação. Do mesmo modo, está sendo considerado o desconto das despesas operacionais e impostos.
Por conta disso, o potencial XPML11 de distribuição de dividendos brutos pode ser de R$ 0,12 por cota, considerando o número de cotas emitidas pelo fundo nesta data. O fundo ainda lembra que “poderá realizar uma retenção de até 5% do resultado operacional, distribuindo 95% do resultado semestral em base caixa, conforme previsto na regulamentação em vigor”.
Portfólio do XP Malls
O XPML11 ainda demonstrou sua diversificação do portfólio, levando em conta a área bruta locável (ABL) de propriedade dele por administrador dos shoppings, por região do país e também por expectativa de contribuição para o NOI do fundo no período do próximo 1 ano.
Nesse sentido, por administrador dos shoppings, essa divisão do portfólio do XPML11 ficou da seguinte forma:
-
JHSF Malls – 48%;
-
Ancar Ivanhoe – 21%;
-
Aliansce Sonae – 16%;
-
Gazit Brasil – 14%;
-
CCP – 1%.
Por região, há 63% dos ativos do portfólio do XPML11 da Região Sudeste, enquanto 24% estão no Nordeste e 13% estão no Sul. Já na expectativa de contribuição do NOI, o maior percentual está sob o Catarina Fashion Outlet, que representa 23%, com o segundo colocado sendo o Shopping Cidade Jardim, de 15%.