RZTR11: FII fecha novos acordos da fazenda em MT; veja impacto financeiro

RZTR11: FII fecha novos acordos da fazenda em MT; veja impacto financeiro
RZTR11: FII fecha novos acordos da Fazenda Poranga II. Foto: Unsplash

O fundo imobiliário RZTR11 firmou um novo acordo com a Agropecuária Poranga, envolvendo a Fazenda Poranga II, localizada no município de Sorriso, no estado de Mato Grosso.

O fundo RZTR11 e a empresa decidiram encerrar, por meio de distrato, o Instrumento Particular de Arrendamento de Imóvel Rural e o Instrumento Particular de Outorga de Opção de Compra de Imóvel Rural, que foram assinados em 21 de outubro de 2020, bem como seus aditamentos, todos vinculados à Fazenda Poranga II.

Além do encerramento desses contratos, o fundo imobiliário RZTR11 celebrou novos instrumentos com a mesma contraparte e para o mesmo ativo.

Assim, foi firmado um novo Instrumento Particular de Arrendamento de Imóvel Rural e um novo Instrumento Particular de Outorga de Opção de Compra de Imóvel Rural.

Esses ajustes contratuais têm três objetivos centrais. O primeiro deles é o pagamento de um prêmio de repactuação no valor de R$ 24 milhões.

Os outros objetivos são: aumento do cap rate da operação de 12% ao ano para 14% ao ano e a reestruturação do cronograma de opções de compra, com a postergação do último vencimento de 30/11/2030 para 30/11/2033.

De acordo com a gestão do FII RZTR11, esse novo acordo deverá gerar um efeito econômico estimado em aproximadamente R$ 0,09 por cota ao ano.

Atualizações recentes e estratégia do RZTR11

O fundo RZTR11 é um fundo imobiliário voltado ao agronegócio que busca entregar retorno aos cotistas no longo prazo por meio da exposição a propriedades rurais.

A atuação do FII se dá por três frentes: operações de Sale & Leaseback, aquisição de imóveis para posterior arrendamento (Buy to Lease) e a estratégia de Land Equity, sempre concentrado em ativos localizados no território brasileiro, em regiões consolidadas de produção de grãos e fibras.

A gestora promoveu recentemente uma revisão da alocação-alvo do portfólio. O movimento teve como foco adequar a estratégia à realidade atual do fundo e ao cenário de mercado, que tem se mostrado particularmente favorável à alocação em ativos de land equity. 

Entre as movimentações mais recentes, o RZTR11 firmou em 27 de outubro de 2025 o Termo de Distrato do Compromisso de Compra e Venda e do Instrumento Particular de Comodato de Imóveis Rurais.

O motivo foi o falecimento de um dos compradores, fato que inviabilizou o cumprimento das obrigações originalmente assumidas pelo grupo adquirente.

Com o distrato, houve uma nova divisão da Fazenda Roma. A parte compradora permaneceu com uma fração da propriedade correspondente a 6.087,96 hectares, enquanto o RZTR11 manteve a titularidade de 7.767,10 hectares.

Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça. notícias relacionadas últimas notícias