RZTR11 e GALG11 são os destaques do Bom Dia FIIs (15/05)
Os fundos RZTR11 e GALG11 são os destaques do Bom Dia FIIs de 12/05
O IFIX, o principal índice de FIIs, fechou a última sexta-feira (12) em alta de 0,54%, terminando o dia em 2.945 pontos. No acumulado do mês de maio e do ano de 2023, a variação do índice é de 3,02% e 2,70%, respectivamente.
Em resumo, o RZTR11 comentou sua visão sobre a queda no valor de mercado dos FIIs nos primeiros meses deste ano. O GALG11 indicou que avançou em liquidez e aumento de cotistas.
Confira as principais notícias do mercado de FIIs:
RZTR11 justifica queda no valor de mercado dos FIIs no início do ano
Em relatório gerencial relativo a abril, a gestão do RZTR11 comentou que “nota-se uma queda expressiva no valor de mercado dos FIIs nos primeiros meses do ano”.
No entendimento da gestão, isso foi causado por três fatores:
- panorama macroeconômico desafiador
- taxas de juros elevadas, “o que representa uma dificuldade para uma parcela dos fundos imobiliários que possuem mais dificuldade para se adaptarem a diferentes cenários”
- eventos de créditos em uma parcela de FIIs que faz parte do IFIX
De qualquer modo, a gestão do FII RZTR11 alega que segue no maior patamar de investidores com fundos imobiliários em custódia, em sua grande parte, “pessoas físicas que representam quase três quartos de toda a custódia deste mercado”.
GALG11 avança em liquidez e aumento de cotistas
Em relatório gerencial relativo a abril, o GALG11 apresentou um levantamento da variação no Volume Médio Diário de Negociação no mercado secundário e a variação no número de cotistas cada FII, desde o começo deste ano.
Com relação à variação de liquidez, dos 12 fundos imobiliários elencados, o FII GALG11 teve um aumento de 90% do volume de negociações na bolsa de valores, a B3. Ao longo do mês, o fundo movimentou R$ 12,97 milhões, com uma liquidez média diária de R$ 720 mil.
Com relação ao crescimento da base de cotistas, o GALG11 registrou um aumento de 22% em ter janeiro e março. Já o segundo colocado teve uma alta de 4%. Atualmente, o fundo imobiliário tem 42,8 mil cotistas.