BRCO11: FII divulga rescisão antecipada de locação da Americanas; qual o impacto?
Um FII anunciou a rescisão antecipada de um contrato de locação com a Americanas. Veja qual o impacto financeiro para o fundo.
O fundo imobiliário BRCO11 foi informado pela Americanas sobre a intenção da empresa de encerrar, antes do prazo previsto, o contrato de locação referente a um espaço comercial, assinado em outubro de 2019.
Esse contrato do FII BRCO11, que inclui a locação de uma área de 15.727,24 metros quadrados, estava previsto para durar até setembro de 2027. Essa área corresponde a 23% da área total disponível para aluguel no imóvel Bresco Contagem.
A partir da decisão da Americanas, a desocupação deve ser realizada com antecedência, mas o contrato exige que a empresa conceda um aviso prévio de nove meses antes de desocupar o imóvel.
Além disso, como previsto no acordo, a Americanas deverá pagar uma indenização, cujo valor será equivalente a 6 vezes o montante do aluguel atualizado, levando em conta o reajuste do IPCA acumulado desde o último reajuste até o momento do pagamento.
O valor dessa indenização será ajustado de forma proporcional ao tempo que restaria para o término do contrato.
Em relação ao impacto para o fundo imobiliário BRCO11, a locação do espaço pela Americanas representava aproximadamente 3,4% da área bruta locável do FII. Já em valores financeiros, essa locação representa cerca de R$ 0,03 por cota ao fundo.
Carteira de ativos do BRCO11
O fundo BRCO11 possui um portfólio que soma uma área bruta locável (ABL) de 472 mil metros quadrados, com 12 propriedades de alto potencial de expansão, conforme perspectiva da gestão.
A gestão ativa do FII é voltada ao setor logístico. Segundo a gestão, as estratégias usadas visam maximizar a ocupação e o retorno sobre o investimento do fundo. As propriedades da carteira apresentavam uma taxa de vacância física de apenas 0,8% até o fechamento de setembro.
A receita anual estabilizada do fundo ultrapassa os R$ 157 milhões, com 33% desse montante gerado a partir de empreendimentos situados até 25 km de distância de São Paulo, que se trata de uma localização estratégica para operações logísticas.
Os contratos de locação BRCO11 possuem, em média, um prazo remanescente de 5,3 anos, sendo que 37% deles são considerados atípicos. Na visão da gestão, isso confere uma estabilidade adicional ao seu portfólio.