Certamente, muitos já ouviram falar na Bovespa e na bolsa de valores enquanto assistia a um telejornal na TV. Apesar disso, muitos ainda não sabem exatamente como a bolsa brasileira funciona e como se inserir nesse meio.
Na Bovespa, bolsa de valores brasileira, acontecem as negociações de ações de grandes empresas do país. Assim, ela é muito importante não apenas para os investidores que querem ser acionistas dessas companhias, mas também é algo relevante para a economia do Brasil.
O que é Bovespa?
Bovespa é a bolsa de valores de São Paulo. É o lugar onde são negociadas ações de empresas brasileiras listadas em bolsa. Existem várias bolsas de valores pelo mundo. Entre elas estão:
- NASDAQ (EUA)
- NYSE (EUA)
- Shangai (China)
- Nikkei (Japão)
- DAX (Alemanha)
- Merval (Argentina)
Isso significa que as bolsas de valores estão espalhadas por todos os cantos do planeta. Cada país tem a sua particularidade. As bolsas podem negociar, além de ações de empresas, mercadorias em mercado futuro, derivativos, cotas de fundos, dentre outros ativos financeiros.
O que é BM&FBovespa?
No Brasil, a Bovespa se uniu a BM&F (mercados futuros). Desse modo, o BM&FBovespa é resultado dessa junção. A partir da união com a Cetip, criou-se a B3 – Brasil, Bolsa e Balcão.
Assim, a BM&FBovespa se trata de uma companhia de capital aberto que se formou a partir dessa integração, realizada no ano de 2008. Ela se localiza em São Paulo, e possui escritórios no Rio de Janeiro. Fora do Brasil, esses escritórios estão nos Estados Unidos, Reino Unido e China.
A BM&FBovespa tem o código BVMF3, integrando índices como Ibovespa, IBrX-50, IBrX e ITAG, por exemplo. Além disso, ela abrange uma diversidade de mercados diferentes, como:
- Ações;
- câmbio;
- opções;
- ETFs;
- Fundos de investimento;
- Renda fixa;
- Dentre outros.
A função da BM&FBovespa é implantar e desenvolver sistemas que negociam, compensam, registram, e liquidam valores mobiliários e ativos. O principal destaque, nesse caso, são as ações, derivativos, câmbio e outros ativos.
E o Ibovespa?
O Ibovespa nada mais é que o índice que mede o desempenho médio das cotações das ações negociadas na bolsa de valores de São Paulo. Ele é formado pelas ações com maior volume de negociação dos últimos meses, ou seja, maior liquidez média diária.
Liquidez, em contabilidade, corresponde à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa, sendo um dos principais critérios que influenciam na composição do Ibovespa hoje.
Atualmente, o índice Bovespa é composto por 90 ações, das quais 26 delas tem uma participação superior a 1%. São elas:
- Ambev (ABEV3) – 3,264%
- B3 (B3SA3) – 3,617%
- Bradesco (BBDC3) – 1,169%
- Bradesco (BBDC4) – 4,789%
- Banco do Brasil (BBAS3) – 2,675%
- BTG Pactual (BPAC11) – 1,605%
- Cosan (CSAN3) – 1,201%
- Eletrobras (ELET3) – 2,418%
- Eneva (ENEV3) – 1,241%
- Equatorial (EQTL3) – 1,434%
- Gerdau (GGBR4) – 1,346%
- Hapvida (HAPV3) – 1,492%
- Itaúsa (ITSA4) – 2,138%
- Itaú (ITUB4) – 5,939%
- JBS (JBSS3) – 2,062%
- Localiza (RENT3) – 2,321%
- Lojas Renner (LREN3) – 1,402%
- Petrobras (PETR3) – 5,067%
- Petrobras (PETR4) – 7,93%
- RaiaDrogasil (RADL3) – 1,21%
- Rede D’Or (RDOR3) – 1,353%
- Rumo (RAIL3) – 1,141%
- Suzano (SUZB3) – 1,741%
- Vale (VALE3) – 12,843%
- Vibra Energia (VBBR3) – 1,055%
- Weg (WEGE3) – 2,172%
Saber quais são as empresas brasileiras mais relevantes em participação no índice é fundamental para entender as ações que mais impactam na variação do valor do Ibovespa. Antigamente, esse tema era importante para observar as movimentações da cotação da Bovespa.
Qual a diferença entre B3 e Bovespa?
A B3 se trata da unificação das bolsas de valores, enquanto a Bovespa era a antiga bolsa de valores de São Paulo. Desse modo, apesar de serem tratadas como a mesma coisa por muitos investidores, B3 e Bovespa são conceitos distintos.
A Bovespa foi criada no período colonial, quando se tinha uma bolsa de valores em cada estado. No ano de 2020, ocorreu uma integração entre elas. O sucesso ainda maior da Bovespa aconteceu sobretudo a partir de 2005, quando passaram a existir as negociações e operações de forma eletrônica, o que foi deixando de lado os pregões presenciais.
No ano de 2008, aconteceu a fusão da Bovespa com a BM&F, criando-se a BM&FBovespa. A partir da união com a CETIP, surgiu a B3. A partir desse histórico, é possível entender melhor a diferença entre os três conceitos.