Como saber se um fundo imobiliário é bom? Talvez essa seja a pergunta de maior destaque no mercado de FIIs.
Mas isso não é à toa! Fundo imobiliário é um investimento que tem exibido bons números nos últimos anos. Por isso, saber se um fundo imobiliário é bom ou não, é muito importante para o investidor.
Inegavelmente, o mercado imobiliário se movimenta de acordo com a economia de seu país e região. Basicamente, é um ciclo. Por isso, vão existir momentos que os FIIs estarão com preços sendo negociado abaixo do que realmente valem. Mas isso não quer dizer que eles são ruins. Pelo contrário, pode até ser, em muitos casos, uma grande oportunidade de investimento.
o existir momentos que os FIIs estarão com preços sendo negociado abaixo do que realmente valem. Mas isso não quer dizer que eles são ruins. Pelo contrário, pode até ser, em muitos casos, uma grande oportunidade de investimento.
Encontrando bons fundos imobiliários
Um primeiro passo para encontrar bons fundos Imobiliários é: Antes de investir é necessário sempre certificar-se de que o objetivo de investimento do FII está alinhado com o seu. Fazendo isso, você já começa eliminando decepções e riscos para seu investimento.
Portanto, aqui estão importantes indicadores que o investidor deve analisar para encontrar bons FIIs:
- Portfólio do fundo
- Conheça o administrador do fundo
- Múltiplos – Preço/valor patrimonial
- Fundos com diversificação
- Liquidez
Portfólio do fundo
Comece verificando quais são os ativos do fundo e a qualidade dos mesmos.
Alguns indicadores como cap rate, classificação rating e localização geográfica são importantes para uma boa análise.
No caso dos títulos de renda como CRI e LCI, é interessante verificar quem são os emissores, sua tabela de rentabilidade e seus contratos.
Conheça o administrador do fundo
Procure conhecer o máximo de informações possíveis sobre o administrador do fundo imobiliário que deseja investir.
Como o investimento por meio de FIIs é indireto, o administrador é quem decide quais ativos comprar ou vender, os locais, o preço a pagar ou receber pelos ativos, para quem alugá-los, suas garantias, dentre outros.
Em suma, o bom desenvolvimento de um fundo depende principalmente da qualidade e honestidade do administrador.
Múltiplos – Preço/valor patrimonial
Para saber se um FII está barato ou caro, não adianta olhar o valor de face, mas sim os seus múltiplos.
Para isso, é necessário analisar o P/VP (preço/valor patrimonial).
Os valores acima de 1 indicam que o preço da cota está maior que o VP do fundo. Já os valores abaixo de 1 indicam que o preço da cota está menor que o VP do fundo.
Valores muito abaixo podem indicar que os fundamentos do fundo talvez não estejam tão sólidos. Já os valores muito acima podem prejudicar o rendimento, fazendo com que ele seja menor para quem entra na alta.
Fundos com diversificação
No geral, quanto mais ativos e locatários compor um fundo, mais diversificado ele será.
As chances de um FII que possui um único imóvel e um único locatário dar prejuízos é muito maior do que um fundo que possua, por exemplo, 10 imóveis com locatários distintos.
Liquidez
Verifique qual é a média de negociação diária do fundo antes de se decidir pelo investimento.
Liquidez nos investimentos é muito importante, pois, facilita a troca de uma aplicação caso apareça novas e boas oportunidades.
Vale a pena investir em FIIs?
Investir em fundos imobiliários não é nada difícil. A única barreira entre o investidor e o melhor FII é o conhecimento. Busque aprender continuamente e não desanime. Comece com o que você tem e crie esse hábito.
Enfim, converse sempre com pessoas que gostam de investimentos, leia os relatórios dos fundos, informe-se sobre as perspectivas do mercado imobiliário e invista consciente. Tenho certeza que dessa forma você chegará a resposta de como saber se um fundo imobiliário é bom ou não. Bons investimentos!