Mercado de Fiis – Conheça o investimento que mais cresce no Brasil

Oferecendo uma série de vantagens, o mercado de FIIs vêm ganhando cada vez mais popularidade no mercado de investimentos no Brasil.

E se você ainda não sabe do que se trata o mercado de FIIs, fique tranquilo. Leia este artigo e entenda os principais conceitos deste investimento.

O mercado de FIIs, que são os fundos de investimento imobiliário é a modalidade de investimento que mais cresce no Brasil. Sua variedade de vantagens e benefícios tem atraído muitos investidores. Além disso, esse investimento traz oportunidades desde o pequeno até o grande investidor.

Mercado de FIIs - O que é FIIs

mercado de fiis

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) representam um grupo de investidores, que juntam seu dinheiro em busca de uma finalidade comum: investir em ativos imobiliários.

O dinheiro que todos investiram no fundo, em forma de cotas, é administrado por um gestor, que é o responsável por encontrar e realizar os investimentos e garantir uma boa rentabilidade para o fundo.

Estes fundos destinam-se a investidores que procuram imóveis como uma forma de diversificar seus investimentos.

Deste modo, para adquirir parte desse investimento, basta comprar cotas deste fundo.

Essas cotas são negociadas na B3, a bolsa de valores do Brasil.

Os FIIs são comercializados na forma de fundos fechados, que podem ter duração determinada ou indeterminada.

Mercado de FIIs – Conheça 4 grandes benefícios desse investimento

  1. São isentos de Imposto de Renda;
  2. Podem ser usados para diversificação de carteira;
  3. Uma excelente forma de investir em imóveis sem precisar comprar um;
  4. Rendem dividendos recorrentes.

São isentos de Imposto de Renda

Diferentemente dos aluguéis recebidos por imóveis físicos, os rendimentos de um investimento em FIIs são isentos de imposto de renda.

Entretanto, para que isso ocorra, o investidor não pode ter uma participação maior que 10% em determinado fundo e o mesmo deve compor, no mínimo, 50 cotistas.

Porém, caso o investidor decida vender suas cotas, deverá pagar 20% de imposto de renda sobre o ganho do capital.

Podem ser usados para diversificação de carteira

Investir em FIIs pode ser uma boa alternativa para o investidor que deseja equilibrar sua carteira de investimentos e, assim, reduzir seus riscos e proteger seu patrimônio.

Além de ser um investimento de um setor diferenciado, é possível encontrar fundos com ativos bem variados.

Como exemplo, temos os fundos de fundos, que contam com imóveis, papéis, entre outros.

Uma excelente forma de investir em imóveis sem precisar comprar um

Comprar uma cota de um fundo imobiliário é muito mais fácil e barato do que comprar ou vender um imóvel físico.

A negociação de cotas de FIIs é feita por meio da Bolsa de Valores e sua liquidez é bem maior do que a de um imóvel físico.

Um fato importante é que, nos FIIs, se necessário, é possível vender apenas uma parte das cotas e não tudo, o que não seria possível no caso da venda de um imóvel físico.

Rendem dividendos recorrentes

Os Fundos Imobiliários são obrigados a distribuir 95% de seus resultados entre seus cotistas de forma regular e costumam pagar dividendos mensalmente em patamares bem superiores, quando comparados aos ativos de Renda Fixa.

Mercado de FIIs – Considerações

Definitivamente, os fundos imobiliários traz muitas vantagens e benefícios para o investidor.

Entretanto, é importante lembrar que antes de você investir, é necessário fazer uma analise dos FIIs, levando em consideração o seu perfil e objetivos.

Por fim, uma dica para se dar bem no mercado de FIIs é ler os documentos que falam sobre suas características, que são o prospecto e regulamento. Neles, é possível encontrar detalhes essenciais para uma tomada de decisão assertiva e com isso, obter grandes resultados em seus investimentos.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários