O que é fundo DI – Como funciona | Vantagens | Desvantagens

Você investidor, sabe o que é fundo DI ou em algum momento já ouviu falar a respeito desse investimento?

Neste artigo, vamos mostrar o que é fundo DI e algumas de suas características.

Também denominados Fundos de Renda Fixa Referenciados DI, os Fundos DI são fundos que aplicam no mínimo 95% do patrimônio nos títulos públicos federais do Tesouro Direto (atrelados ao CDI ou Selic) ou em títulos privados de baixo risco.

Como funcionam os fundos DI

o que é fundo di

Geralmente indicados para investidores de perfil conservador, os fundos DI aplicam a maior parte dos recursos em papéis indexados à taxa básica de juros da economia (Selic) ou títulos indexados ao CDI, taxa que acompanha a variação da Selic.

Os fundos DI ajudam a proteger o patrimônio ao longo do tempo, com baixo risco e rentabilidade superior à poupança.

Isso porque as carteiras investem majoritariamente em títulos públicos federais, por exemplo, Tesouro Selic.

Na variedade de fundos de investimento, os fundos DI são um dos preferidos do investidor.

Contudo, essa preferência não é à toa, pois esse tipo de fundo é um dos mais simples entre tantas opções disponíveis no mercado.

Vale destacar que, na classificação de fundos de investimento feita pela Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), os fundos DI se enquadram dentro da denominação fundos de renda fixa.

Por isso, apesar de não serem mais classificados como fundos referenciados DI (denominação antiga), essas carteiras continuam com grande apelo entre as pessoas físicas.

Fundos DI – Vantagens e Desvantagens

o que é fundo di

Grande parte desses fundos aplicam apenas em títulos públicos do governo, constituindo assim os fundos com maior segurança.

Seu desempenho é entre 95% a 100% do CDI, o que pode ser vantajoso para investidores que estejam buscando uma alternativa de investimento com pouco ou nenhum risco.

Ainda assim é bastante incomum um Fundo DI atingir uma rentabilidade de 100% do CDI, já que as taxas de administração também afetam o resultado.

Portanto quem busca rentabilidade pode não encontrar neste tipo de investimento a melhor opção para aplicar seu dinheiro.

Outra desvantagem é que este investimento não é contemplado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ao contrário de outros investimentos como:

Entretanto, uma vantagem deste investimento é que o seu patrimônio fica juridicamente separado do patrimônio da instituição.

Caso o banco venha a falir, o dinheiro investido em um fundo desse mesmo banco estará sob proteção.

Essa modalidade de investimento é uma ótima alternativa em comparação com o rendimento da Poupança ou um CDB.

O investimento mínimo também costuma ser bem mais acessível que em outros produtos de renda fixa.

O que é fundo DI - Conclusão

Por fim, saber o que é fundo DI é importante. Porém, mesmo que suas vantagens sejam maiores que outros investimentos, vale ressaltar que na comparação de todos eles a Bolsa de Valores ainda é o investimento com as maiores possibilidades de retorno, e é muito importante que o investidor conheça as oportunidades que ela oferece antes de optar por algum investimento.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários