CPFF11: FII novo no mercado pratica o “Trading nos FIIs”

CPFF11: FII novo no mercado pratica o “Trading nos FIIs”

O Capitânia S.A. e o Vórtx, gestor e administrador do Capitânia Reit FOF (CPFF11), respectivamente, anunciaram os resultados do FII referente ao último mês de março.

Na ocasião, informaram que o mês de março marcou uma nova fase do mercado financeiro global. As variáveis que influenciam a precificação dos ativos nunca foram tão difíceis de mensurar. Além disso, reiterou que não se sabe qual o real impacto do coronavírus
nos diversos países ao longo do globo, tampouco a eficácia dos possíveis remédios e o tempo que levará até termos uma vacina.

Isso faz com que as medidas de restrição impactem em maior ou menor medida o nível de
produção dos países e potencializam mais ou menos o rombo fiscal já contratado.

Como complemento e para piorar a situação, a pandemia foi bastante politizada por todos os atores e não sabemos como será o retrato político após a fase aguda da mesma.

Olhando apenas o mundo de FIIs, o CPFF11 nota um movimento exagerado até a 3ª semana do mês, corrigido para um patamar mais realista recentemente. Apesar de não ser uma evidência clara, a intensidade dos pregões de março sugerem que boa parte de quem realmente se assustou já vendeu sua posição e/ou realizou fortes ajustes. Quatro das cinco maiores quedas do mês foram associadas aos pregões de maior volume.

Passado o pânico, portanto, tivemos redução significativa da liquidez, num mercado onde pouca gente vende nos preços atuais e ninguém se arrisca a pagar pra cima.

cpff11

Feita esta observação mais técnica e ressaltando que o cenário ainda é desafiador, o CPFF11 acredita que os fundos possuem bom ponto de entrada, dado que:

CPFF11: Posicionamento do fundo no mercado

Falando agora da gestão do CPFF11, foi iniciado as atividades justamente no momento em que o mercado era mais desafiador (23/12/2019).

A Capitânia disse que não estava confortável com o nível de preço dos fundos tradicionais e mais líquidos e por este motivo voltaram seus esforços para:

De acordo com o relatório, essa estratégia se mostrou acertada uma vez que patrimonialmente, mesmo estando 100% alocado em FIIs, o fundo conseguiu obter uma rentabilidade 5.2% acima do índice (considerando os recursos recebidos da oferta pós
custos) em apenas 3 meses de vida.

Por outro lado, a estratégia de giro da carteira para distribuição do ganho de capital e consequentemente aumento do dividendo obtido somente pelo “carrego” dos fundos se mostrou prejudicada.

Com a queda de mais de 20% do índice, não houve quem se salvasse. Somado a isto, muitos fundos que o CPFF11 investiu recentemente ainda não distribuíram seu “dividendo potencial” em função de não terem adquirido ainda 100% dos imóveis.

Nesse sentido, o fundo fez uma tabela para ilustrar melhor este efeito, onde acreditam
que nos próximos meses estes fundos serão agregadores na linha “dividendos”, mesmo com cenário mais desafiador.

cpff11

Em adição, o CPFF11 destacou que para minimizar esses efeitos, foi utilizado o pouco caixa que o fundo tinha para aproveitar a volatilidade do mercado e realizar giro em posições pequenas que o fundo ainda não detinha.

Este movimento gerou R$ 300 mil de ganho de capital no mês e conseguimos montar pequenas posições que já carregam potencial de ganho de capital que podemos vender no futuro próximo para ajudar na distribuição de dividendos.

Olhando pra frente, seguramos todos os nossos desembolsos programados e devemos continuar aproveitando o mercado secundário para adquirir bons imóveis bastante abaixo dos seus respectivos custos de reposição e, quando possível, girando a carteira para distribuir um dividendo interessante, destacou a Capitânia em seu relatório.

CPFF11: Principais destaques do mês de março

cpff11

Com cerca de 10 mil cotistas, o CPFF11 é um fundo imobiliário do tipo Fundo de fundos (FOF) cujo o objetivo é aplicar primordialmente em cotas de FII. Seu último rendimento (R$ 0,30) rendeu um dividend yield de 0,37% para seus cotistas.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. últimas notícias