RBVA11: conheça a estratégia atual e os principais destaques do fundo imobiliário
Confira quais são as estratégias principais do fundo imobiliário RBVA11 e os principais destaques sobre o FII.
O fundo imobiliário RBVA11 iniciou suas atividades em novembro de 2012. Perto de completar 12 anos de existência no mercado, o FII conta com um patrimônio acumulado superior a R$ 1,347 bilhão, assim como um total de 63,8 mil investidores.
No início, esse fundo tinha em sua carteira somente agências bancárias da Caixa Econômica Federal, mas a partir de 2018 passou por uma mudança significativa em seu regulamento, o que fez com que pudesse expandir suas aquisições para outros segmentos do varejo.
Segundo Pedro Dafico, especialista de fundos imobiliários da Suno, foi aí que o FII RBVA11 conseguiu alcançar uma maior diversificação em sua carteira, mitigando os riscos direcionais em relação à Caixa, ao mesmo tempo em que passou a ter uma gestão ativa nos investimentos.
Em abril de 2020, o RBVA11 incorporou o fundo imobiliário Santander Agências (SAAG11), passando a ter também as agências bancárias do banco de origem espanhola. A partir de então, foram realizadas novas emissões, buscando-se reduzir essa participação em agências bancárias e realizando vendas desses ativos para destravar valor.
Nesse momento, o fundo imobiliário RBVA11 está passando por sua 5ª emissão de cotas, visando fazer a incorporação do FII RBED11, que é um outro fundo da Rio Bravo, podendo trazer mais ativos para seu portfólio e acelerar seu processo de diversificação.
Destaques sobre o FII RBVA11
Dentre os principais destaques colocados por Pedro Dafico sobre o fundo RBVA11, está a ausência de taxa de performance, fazendo com que as despesas representem cerca de 10,5% das receitas em 2024, o que é considerado um patamar “apropriado” pelo especialista. Dafico aponta que a relação ideal de despesas e receitas é de 8% a 12%.
Outro destaque feito pelo analista CNPI é a “robusta” carteira do fundo RBVA11, que atualmente conta com 71 imóveis, somando uma Área Bruta Locável (ABL) de 189.175 metros quadrados.
O terceiro ponto que chama a atenção em relação ao fundo imobiliário RBVA11 é o prazo médio alongado dos seus contratos de locação, com um vault de 7,26 anos.
Além disso, Dafico diz que a comunicação da Rio Bravo também é um destaque, já que ela vem sendo “bastante comunicativa e transparente sobre os próximos passos do fundo, com atualizações e movimentos recentes”.
Ademais, vale destacar que essa matéria visa apenas informar a estratégia atual e os principais destaques sobre o fundo imobiliário RBVA11, não representando uma recomendação de compra e venda de ativos.