FII SNEL11 convoca AGE para votar mudança de razão social e regulamento

FII precisa de quórum qualificado, ou seja, de representantes de 25% das cotas, para aprovar enquadramento de "desenvolvimento sustentável".

FII SNEL11 convoca AGE para votar mudança de razão social e regulamento
FII SNEL11 explora usinas fotovoltaicas - Foto: iStock

O fundo imobiliário SNEL11, que tem gestão da Suno Asset e atua no setor de energias renováveis, convocou Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para pedir o aval dos cotistas para mudanças na razão social e no regulamento do FII, a fim de ampliar o escopo das operações e facilitar a aquisição de ativos financeiros vinculados à própria gestora ou à Singulare, administradora, em que possa haver conflito de interesses.

A votação será realizada de forma remota, e ficará aberta até as 23h59 do dia 5 de novembro. O resultado será apurado por maioria simples de votos, mas, como a votação envolve discussão sobre possível conflito de interesses, é preciso quórum qualificado de 25% para que o resultado da AGE do SNEL11 seja validado.

Nesse tipo de votação em fundos imobiliários, cada cota equivale a um voto, ou seja, se o investidor detém 10 mil cotas, a participação dele conta 10 mil votos. Com o SNEL11 hoje dividido em 18.898.185 cotas, espalhadas entre pouco mais de 16 mil cotistas, isso significa que os votos devem representar pelo menos 4.724.547 cotas para confirmar a validade da Assembleia.

Uma das mudanças propostas é na razão social do FII SNEL11, para Suno Energias Limpas Fundo de Investimento Imobiliário IS, com o acréscimo da sigla que significa “investimento sustentável”, além de vetar a aquisição de debêntures e CRIs que estejam relacionados a “geração de energia de matriz de combustível fóssil”, o que iria contra a ideia de sustentabilidade do fundo.

FII SNEL11: mais flexibilidade para a gestão

As demais cláusulas da AGE dizem respeito a mudanças no regulamento que facilitam a aquisição de ativos financeiros, como CRIs, debêntures e cotas de outros FIIs, que possam despertar conflitos de interesse por terem ligação com a Suno Asset ou a Singulare. 

“Queremos formar um fundo de desenvolvimento sustentável e ter aprovação dos cotistas para poder realizar operações com eventual conflito de interesse para operações com administradora e gestora, para ter mais flexibilidade na gestão”, explicou o analista José Eduardo Daronco, da equipe da Suno Asset.

O SNEL11 se enquadra como um fundo imobiliário de desenvolvimento por investir na construção, e posterior gestão, de usinas fotovoltaicas, que geram energia a partir da luz solar e são integradas ao Sistema Elétrico Nacional.

Já o reconhecimento como fundo de desenvolvimento sustentável, por sua vez, pode servir como um selo de validação a mais para players do mercado que buscam esse tipo de investimento, com inclusão em carteiras e índices específicos e, possivelmente, maior liquidez – que já vem aumentando desde setembro, com a inclusão no IFIX.

Já a discussão sobre conflito de interesses diz respeito à possibilidade de adquirir ativos relacionados à gestora ou à administradora, como CRIs que tenham vinculação com a Singulare de alguma forma ou cotas de FIIs da Suno Asset ou que tenham a mesma administradora.

Embora tenha como foco principal o desenvolvimento de usinas, o FII SNEL11 tem cerca de metade de seu patrimônio líquido atual alocado em CRIs. O objetivo da estratégia da gestão é manter a rentabilidade e a distribuição recorrente de dividendos mesmo que haja oscilação no preço da energia ou redução dos contratos de aluguel das usinas.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Fernando Cesarotti
Fernando Cesarotti
Editor

Jornalista, editor do FIIs.com.br. Graduado pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo Literário, com mais de 20 anos de experiência em coberturas de economia, política e esportes. Passagem também pelo meio acadêmico, como professor universitário em cursos de Comunicação e líder de empresa júnior.

notícias relacionadas últimas notícias