O IFIX mudou: veja os FIIs que foram retirados do índice da B3
Neste último quadrimestre de 2020, o IFIX, índice que replica uma carteira teórica de Fundos Imobiliários na bolsa de valores brasileira, apresentou algumas alterações importantes.
Essas mudanças, por consequência, alteraram de maneira relevante, a quantidade de FIIs que participavam do índice.
A redução foi de aproximadamente 31,9% do total, onde nos critérios anteriores (base mai/jul) participavam 119 fundos, e agora (base set/dez), apenas 81.
Em linhas gerais, foram alterados os parâmetros de critérios de inclusão de ativos, sendo que as principais alterações que ocorreram no índice foram:
- Soma do índice de negociabilidade dos FIIs da carteira, que passaram a somar 95%, antes 99%; e
- Índice de presença nos pregões. Nesse caso, o FII precisa estar presente em pelo menos 95% dos pregões nos últimos 12 meses. Antes era necessário apenas 60%.
Com essas mudanças, portanto, veja quais foram o FIIs que deixaram de participar do índice, em ordem alfabética:
Para saber quais são os fundos imobiliários presentes dentro do IFIX e suas respectivas participações, basta acessar o nosso site, onde temos uma página exclusiva abordando esse índice e a sua composição. Clique aqui para conferir.
Quer acompanhar as notícias do mercado todos os dias? Acesse nossos canais informativos e veja os principais assuntos que estão acontecendo na indústria de FIIs.