Fundo imobiliário HSML11 adquire mais 4,5% de shopping em Osasco (SP)

Fundo imobiliário ampliou para 66,5% sua participação na propriedade de shopping na região metropolitana de São Paulo.

Fundo imobiliário HSML11 adquire mais 4,5% de shopping em Osasco (SP)
Fundo imobiliário HSML11 amplia controle do SuperShopping Osasco

O fundo imobiliário HSML11 concluiu a aquisição de mais 4,5% do SuperShopping Osasco, numa operação com preço total de R$ 13.103.712,57. Agora, o FII detém a propriedade total de 66,36% do empreendimento, localizado na região metropolitana de São Paulo.

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A maior parte do valor, R$ 9.172.630,50, foi quitada com recursos obtidos na 5ª emissão de cotas, que ainda está em andamento; o restante, R$ 3.931.082,07, saiu de recursos de caixa do fundo. O cap rate da compra é de 9,6% ao ano. 

Na semana passada, o HSML11 já havia adquirido cerca de 3% do shopping, do qual já era o proprietário majoritário. O preço total do empreendimento é de R$ 291 milhões. A gestão não informou se haverá impacto nos dividendos que serão distribuídos nos próximos meses. 

Os demais recursos da oferta de cotas devem ser usados na aquisição de 24% do Shopping Pátio Cianê, em Sorocaba, no interior paulista, numa transação avaliada em cerca de R$ 71 milhões. O cap rate é de 9,7% ao ano, e a negociação inclui e uma opção futura para aquisição do controle do shopping. A decisão é alinhada à política de gestão da HSI, na qual o HSML11 detém apenas participações majoritárias — hoje, são sete shoppings.

Fundo imobiliário HSML11: resultados de julho

O fundo imobiliário HSML11 apresentou um resultado financeiro relevante em julho, com um lucro de R$ 12,506 milhões, representando um crescimento de 23,09% em relação ao mês anterior. Este desempenho reforça a boa performance do fundo, que distribuiu R$ 0,66 por cota em dividendos, enquanto o resultado acumulado no mês foi de R$ 0,62 por cota.

A receita imobiliária do período chegou a R$ 20,086 milhões, toda proveniente de aluguéis de seus ativos, contra despesas totais de R$ 8,857 milhões. Segundo a gestão, parte das despesas adicionais foi ocasionada por gastos jurídicos relacionados à tentativa de aquisição de 25% do Shopping Paralela, operação que não foi concluída.

Para 2025, o HSML11 projeta uma estratégia de ganho de capital ao esperar a venda de 30% do Shopping Pátio Maceió e 25% do Shopping Uberaba, o que deve gerar um ganho total estimado em cerca de R$ 15,1 milhões. Este valor equivale a cerca de R$ 0,73 por cota, incluindo correções monetárias esperadas.

Indicadores operacionais e evolução do portfólio

O relatório do fundo destaca que, em junho, o Resultado Operacional Líquido (NOI) do portfólio atingiu R$ 120,14 por metro quadrado, aumento de 21% em relação ao mesmo mês de 2024. Todos os empreendimentos apresentaram crescimento de dois dígitos, com destaque para o Shopping Via Verde (+33%), Shopping Uberaba (+26%), Shopping Paralela (+21%) e Shopping Pátio Maceió (+20%).

O ajustamento na receita de estacionamento, realizado em maio, resultou em reconhecimento parcial dessa receita em junho. Considerando o segundo trimestre, a variação do NOI foi de +10%, alinhada às projeções orçamentárias. As vendas do portfólio também tiveram alta, avançando 2% em relação a junho de 2024, chegando a R$ 1.448,88/m². O Shopping Metrô Tucuruvi liderou esse crescimento, com aumento de 9% na mesma comparação.

Para 2025, o crescimento acumulado do portfólio é de 14%, resultado das estratégias de fortalecer o segmento de lazer e gastronomia, especialmente após a pandemia. O custo de ocupação, que encerrou junho em 8,7%, está abaixo da média do setor (8,9%), e a taxa de ocupação ficou em 96,7%.

O fundo imobiliário HSML11 encerrou julho com mais de 186 mil cotistas e um valor de mercado estimado em cerca de R$ 1,7 bilhão. O volume médio diário de negociações chega a aproximadamente R$ 2,2 milhões.

 

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foto: Fernando Cesarotti
Fernando Cesarotti
Editor

Jornalista, editor do FIIs.com.br. Graduado em Jornalismo pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo Literário, com 25 anos de experiência em coberturas de economia, política e esportes. Passagem também pelo meio acadêmico, como professor universitário em cursos de Comunicação e líder de empresa júnior.

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